Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4827
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMenezes, Hermeson Alves dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:24Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:24Z-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4827-
dc.description.abstractThis work presents the results of a research on didactic books of history of Sergipe produced between the years of 1973 and 2007. We look for to evidence the importance of the material characteristics of printed - of specific form in didactic books of history of Sergipe, to account two particularities of the didactic book: first it is to be a planned printed - of this form, it passes for the same stages of construction of any other printed (observed logically its specificities), which say respect to the choice of the size, format, number of pages, typography, use of images, colors etc.; second it is to serve of instrument in the acquisition of knowledge and abilities in the process of historical learning. From the done observations it was possible to inquire: how they were produced, of the point of view graph-editorial the didactic books of history of Sergipe? Which the relations between this material conformation of manuals schools and the process of teach-learning of the history of Sergipe? To answer to these questionings were analyzed eight books of history of Sergipe produced between the years of 1973 and 2007, used in classroom in the initial years of education. The analysis occurred at two moments: in first the general characteristics - such as layer, number of pages, format, size etc. -, and the specific characteristics of each printed were verified - such as use of images, typographical variation, use of colors etc. -; in the one second, we verify the relations between the graphical resources used and the learning of the contents of history of Sergipe.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectHistória de Sergipepor
dc.subjectProjeto editorialpor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectHistory of Sergipeeng
dc.subjectEditorial projecteng
dc.subjectEducation of historyeng
dc.titleDo ponto ao traço : projeto editorial e aprendizagem nos livros didáticos de história de Sergipe (1973-2007)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9725173762578379por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102por
dc.contributor.advisor1Freitas, Itamarpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os livros didáticos de história de Sergipe produzidos entre os anos de 1973 e 2007. Procuramos evidenciar a importância das características materiais dos impressos de forma específica nos livros didáticos de história de Sergipe, considerando duas particularidades do livro didático: a primeira é ser um impresso planejado dessa forma, passa pelas mesmas etapas de construção de qualquer outro impresso (observadas logicamente suas especificidades), as quais dizem respeito à escolha do tamanho, formato, número de páginas, tipografia, uso de imagens, cores etc.; a segunda é servir de instrumento na aquisição de conhecimentos e habilidades no processo de aprendizagem histórica. A partir das constatações feitas foi possível indagar: como foram produzidos, do ponto de vista gráfico-editorial os livros didáticos de história de Sergipe? Quais as relações entre essa conformação material dos manuais escolares e o processo de ensino-aprendizagem da história de Sergipe? Para responder a estes questionamentos foram analisados oito livros de história de Sergipe produzidos entre os anos de 1973 e 2007, utilizados em sala de aula nos anos iniciais do ensino. A análise ocorreu em dois momentos: no primeiro foram verificadas as características gerais tais como capa, número de páginas, formato, tamanho etc. , e as características específicas de cada impresso tais como uso de imagens, retículas, variação tipográfica, uso de cores etc. ; no segundo, verificamos as relações entre os recursos gráficos utilizados e a aprendizagem dos conteúdos de história de Sergipe.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HERMESON_ALVES_MENEZES.pdf11,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.