Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Adriana Menezes dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:29Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:29Z-
dc.date.issued2015-03-05-
dc.identifier.citationSANTANA, Adriana Menezes de. Apresentais os fatos, ensinais a efetuar o mundo : as cartas de Parker em Sergipe (1912-1953). 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4833-
dc.description.abstractThis work has as study object the Parker charters, school materials focused on discipline arithmetic. The research aims to investigate the movement of such materials that have contributed to the modernization of the teaching of this discipline. The time frame begins in 1912, year of the new organization of primary education in Sergipe, and the final milestone is the year 1953, referred to the dating of the latest report of the education inspector found. To prepare this study, I adopted the evidentiary paradigm in order to dialogue with bibliographic and documentary sources: laws, decrees, messages, educational programs, magazines, in addition to Parker works. Also articulated the evidence located to the concepts of school culture (FELGUEIRAS, 2010b), culture school material (FELGUEIRAS, 2010b), school materials (CARVALHO, 2011), school discipline (Chervel, 1990) and circulation (CHARTIER, 1990), to elucidate this aspect of school material culture in Sergipe, in the fields of history of mathematics education and the history of school subjects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Educação - Sergipepor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectAritméticapor
dc.subjectEnsino de primeiro graupor
dc.subjectCartas de Parkerpor
dc.subjectDisciplinas escolarespor
dc.subjectEnsino de aritméticapor
dc.subjectEnsino primáriopor
dc.subjectParker s letterseng
dc.subjectSchool subjectseng
dc.subjectTeaching arithmeticeng
dc.subjectPrimary educationeng
dc.titleApresentais os fatos, ensinais a efetuar o mundo : as cartas de Parker em Sergipe (1912-1953)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1906513478544515por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5696705408159072por
dc.contributor.advisor1Alves, Eva Maria Siqueirapt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo as Cartas de Parker, materiais escolares voltados à disciplina Aritmética. A pesquisa tem como objetivo principal investigar a circulação desses materiais que contribuíram para modernização do ensino dessa disciplina. O recorte temporal inicia em 1912, ano da nova organização do ensino primário em Sergipe, e o marco final é o ano de 1953, ano a que se refere a datação do último relatório do inspetor de ensino encontrado. Para a elaboração deste estudo, adotei o paradigma indiciário, a fim de dialogar com as fontes bibliográficas e documentais: leis, decretos, mensagens, programas de ensino, revistas, além das obras de Parker. Também articulei os indícios localizados aos conceitos de cultura escolar (FELGUEIRAS, 2010b), cultura material escolar (FELGUEIRAS, 2010b), materiais escolares (CARVALHO, 2011), disciplina escolar (CHERVEL, 1990) e circulação (CHARTIER, 1990), visando elucidar esse aspecto da cultura material escolar em Sergipe, nos campos da história da educação matemática e da história das disciplinas escolares.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA_MENEZES_SANTANA.pdf4,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.