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dc.contributor.authorSantos, Nivalda Menezespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:39Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:39Z-
dc.date.issued2006-12-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Nivalda Menezes. O celibato pedagógico feminino em Sergipe nas três primeiras décadas do século xx: uma análise a partir da trajetória de Leonor Telles de Menezes.. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4845-
dc.description.abstractThis paper has as objective to analyze and to understand the arguments used by Helvécio de Andrade e Rodrigues Dória in the three first decades of century XX to defend the feminine pedagogical celibacy having as starting point the personal and professional trajectory of the celibate teacher Leonor Telles de Menezes. It considers the conceptions of Roger Chartier about 'representation' and 'appropriation', of Pierre Bourdieu about field and 'social capital', of Nobert Elias about 'History' and 'Sociology', as well of Carla Simone Shamon about 'trajectory' to facilitate the use of the consulted sources, such as: bibliographical, documental, iconographic and oral. It points the mentality of the time that many women of Sergipe can't marry if they wanted to become teachers because the social pressure. The current idea was that the marriage could compromise the good course of the schools. Finally, it shows the lack of studies on teachers that, like Leonor, gave excellent services to the education of the State, although its names to remain only in the memory of relatives, friends and former-pupils.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeonor Telles de Menezespor
dc.subjectCelibato pedagógico femininopor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectHistória da profissão docentepor
dc.subjectFeminine pedagogical celibacyeng
dc.subjectSergipeeng
dc.subjectTrajectoryeng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.titleO celibato pedagógico feminino em Sergipe nas três primeiras décadas do século XX : uma análise a partir da trajetória de Leonor Telles de Menezes.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2888504459125153por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1327071542800626por
dc.contributor.advisor1Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno dept_BR
dc.description.resumoEste texto tem como objetivos analisar e compreender os argumentos utilizados por Helvécio de Andrade e Rodrigues Dória nas três primeiras décadas do século XX, em favor do celibato pedagógico feminino, a partir da trajetória pessoal e profissional da professora celibatária Leonor Telles de Menezes. Considera as concepções de Roger Chartier sobre representação' e apropriação , as de Pierre Bourdieu sobre campo e capital social , as de Norbert Elias sobre História e Sociologia , assim como a de Carla Simone Chamon sobre trajetória , a fim de facilitar o trato com as fontes consultadas, tais como: as bibliográficas, documentais, iconográficas e orais. Aponta a mentalidade da época em que muitas sergipanas foram pressionadas para não casar, se desejassem ingressar no magistério a fim de não comprometerem o bom andamento das escolas. Termina por mostrar a carência de estudos sobre as professoras, que como Leonor, prestou relevantes serviços à educação do Estado, mas seus nomes continuam apenas na memória de parentes, amigos e ex-alunos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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