Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Diego Leonardo Santana-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:41Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:41Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Leonardo Santana. Sobre o negacionismo no ciberespaço : a "enciclopédia alternativa" Metapedia e sua proposta de educação histórica. 2017. 92 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4848-
dc.description.abstractThis work analyzes the Metapedia portal (www.metapedia.org), which is an initiative from right-wing extremists groups, and its proposal to be an Alternative Encyclopedia. The Metapedia is an electronic encyclopedia which adopts the Wiki system and has as an objective to be an electronic support. In presenting concepts and biographies, Metapedia uses negationist revisionism as its basis, offering different versions for events and historical concepts, especially those related to World War II. In the research we selected entries on this portal as sources. They were analyzed with the intention of exposing what kind of “history” is told in Metapedia. The dissertation was organized in sections that covered the structure and proposal of Metapedia to demonstrate how it works, besides performing the analysis of fundamental entries to the Portal. With this, we offer a comprehensive view on this proposal of encyclopedia in the digital environment. We consider that Metapedia is embedded in the context of history rewriting activities on the World Wide Web, at the position of a pedagogical support of intolerance in the digital environment. The research found that, although it fulfills its objective of being a pedagogical support according to its idealizers, in part, Metapedia does not show success in its proposal to encourage the debate on the subjects that it intends, since its foundation, to review.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectEnciclopédias eletrônicaspor
dc.subjectNegação (lógica)por
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino (meios auxiliares)por
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectHistória (estudo e ensino)por
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMetapediapor
dc.subjectNegacionismopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectNegationismeng
dc.titleSobre o negacionismo no ciberespaço : a "enciclopédia alternativa" Metapedia e sua proposta de educação históricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5282811325153138por
dc.contributor.advisor1Maynard, Dilton Cândido Santos-
dc.description.resumoEste trabalho analisa o portal Metapedia (www.metapedia.org), uma iniciativa de grupos de extrema-direita e sua proposta de ser uma Enciclopédia Alternativa. Metapedia é uma enciclopédia eletrônica que adota o sistema Wiki e tem como objetivo ser um suporte eletrônico. Ao apresentar conceitos e biografias, a Metapedia utiliza como base o revisionismo negacionista, oferecendo versões diferentes para os acontecimentos e conceitos históricos, sobretudos aqueles ligados à Segunda Guerra Mundial. Na pesquisa selecionamos como fontes verbetes presentes neste portal. Eles foram analisados com o intuito de expor que tipo de “história” é contada na Metapedia. A dissertação se organizou em seções que abrangeram a estrutura e proposta da Metapedia para demonstrar como ela funciona, além de realizar a análise de verbetes fundamentais ao Portal. Com isso oferecemos uma visão abrangente sobre essa proposta de Enciclopédia no meio digital. Consideramos que a Metapedia está inserida no contexto das atividades de reescrita da história na rede mundial de computadores, posicionando-se como um suporte pedagógico da intolerância no meio digital. A pesquisa constatou que, embora cumpra seu objetivo de ser um suporte pedagógico conforme os seus idealizadores, em parte, a Metapedia não demonstra sucesso em sua proposta de incentivar o debate sobre os temas que pretende, desde a sua fundação, revisar.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO_LEONARDO_SANTANA_SILVA.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.