Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4885
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos Filho, José Maximino dospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:51:15Z-
dc.date.available2017-09-26T17:51:15Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, José Maximino dos. Educação e formação moral em Kant. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4885-
dc.description.abstractIn his lectures On Pedagogy, Kant considers education a condition of possibility for the exercise of freedom. Freedom is understood by the philosopher as the ability to dominate impulses and natural wills, so that man can act in accordance with the principles established by reason, since only free will can turn man into an autonomous human being. Kant considers education an art which requires in its achievement a foundation on practical principles, such as discipline and instruction, legal training (understood by Kant as a catechism of right) and moral education anchored in the laws of reason. Based on the relationship between moral and political education, this research analyzes the link between education, morality and the idea of political education understood as a way to citizenship in a cosmopolitan sense. Thus, our goal is to demonstrate that in the construction of his pedagogical project, Kant establishes the conditions for the modern man´s education in accordance with the concept of enlightenment understood in a critical sense and based on the idea of a cosmopolitan education. Kant´s conception of education can help us reflect on the contemporary education as an exercise of life in society, which implies an effective citizenship actively connected to respect and responsibility.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação moralpor
dc.subjectFormação políticapor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectEducação moralpor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectSistemas de ensinopor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMoral educationeng
dc.subjectPolitical educationeng
dc.subjectFreedomeng
dc.titleEducação e formação moral em Kantpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3652071253368115por
dc.contributor.advisor1Freire, Sônia Barretopt_BR
dc.description.resumoNas lições Sobre a Pedagogia, Kant considera que a educação é a condição de possibilidade para o exercício da liberdade. A liberdade é entendida pelo filósofo enquanto capacidade de dominar os impulsos e as inclinações naturais a fim de que o homem possa agir em conformidade com os princípios estabelecidos pela razão, uma vez que, somente a vontade livre pode transformar o homem em um ser autônomo. A educação é concebida por Kant como uma arte, a qual exige na sua consecução a fundamentação sobre princípios práticos, tais como: disciplina e instrução, formação jurídica (entendida por Kant como um catecismo do direito) e, formação moral, ancorada nas leis da razão. Com base na relação entre formação moral e política, a presente pesquisa busca analisar o nexo entre educação, moralidade e a ideia de formação política entendida enquanto via para o exercício da cidadania no sentido cosmopolita. Nesse horizonte, o nosso objetivo consiste em demonstrar que na construção do seu projeto pedagógico, Kant estabelece as condições para a formação do homem moderno em conformidade com o conceito de esclarecimento entendido no sentido crítico, com base no qual pode ser considerada a ideia de formação do cidadão do mundo. A concepção de formação entendida por Kant pode nos auxiliar a pensar a educação contemporânea como um exercício do convívio em sociedade, o que implica na efetivação da cidadania como forma ativa conectada ao respeito e a responsabilidade.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSE_MAXIMINO_SANTOS_FILHO.pdf858,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.