Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4896
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Márcia Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:51:32Z-
dc.date.available2017-09-26T17:51:32Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4896-
dc.description.abstractThis work aims to notice what is the representation of homosexual in the History textbooks that were evaluated, approved and distributed by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This way, we analyze the principal texts and exercises which were inserted in the following events: Nazism and Counterculture. The period of time of our research goes from 2005 until 2011 and it was chose based on two public policies that were created to promote the respect to sexual diversities, the Brasil Sem Homofobia program from 2004 and the Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transexuais (LGBT) from 2008. The research was done in two stages; in the first one there was an exploratory search and in the second one, the study of event. This study is important to promote reflections in the field of History of Education about how the homosexual is being represented in textbooks because these materials are a teaching and learning tool that works on the construction of identities, and the function of school is to contribute for promoting respect for diversity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHomossexuaispor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectPlanejamento político - Educaçãopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectLivros didáticos - Históriapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFundamental educationeng
dc.subjectGayseng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectPolitical planningeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectTextbookseng
dc.titleRepresentações de homossexuais nos livros didáticos de história para os anos finais do ensino fundamental, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7030642185277947por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102por
dc.contributor.advisor1Freitas, Itamarpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo perceber qual a representação do homossexual nos livros didáticos de História que foram avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, analisamos os textos principais e exercícios que se inserem nos seguintes acontecimentos: Nazismo e Contracultura. O nosso recorte temporal abrange o período de 2005 a 2011 e foi escolhido com base em duas políticas públicas que foram criadas com o intuito de promover o respeito às diversidades sexuais: o Programa Brasil Sem Homofobia, de 2004, e o Plano Nacional para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), de 2008. A análise da pesquisa se processou em duas etapas: na primeira, houve a pesquisa exploratória e na segunda, o estudo do acontecimento. Este estudo é relevante para que haja reflexões no campo da História da Educação a respeito de como o homossexual vem sendo representado nos livros didáticos, visto que estes materiais didáticos são uma ferramenta de ensino-aprendizagem que age na construção de identidades e é função da escola contribuir para a promoção do respeito às diversidades.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCIA_BARBOSA_SILVA.pdf3,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.