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dc.contributor.authorAzevedo, Max Willes de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:51:44Z-
dc.date.available2017-09-26T17:51:44Z-
dc.date.issued2014-02-13-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4908-
dc.description.abstractThe present text analyses teacher formation manuals in Social Studies, produced between the years of 1960 and 1980, in Brazil, with the goal of identify what is the place of History in the Social Studies discipline. For that, are taken as a basis the ideas about school discipline from André Cheryel, ownership of Roger Chartier. Furthermore, it will be examined Jerome Brune and John Michaelis contributions to Social Studies teaching, and the ideas defended by Elza Nadai. The first chapter, divided into three parts, has as its major goal to verify if the Brazilians authors took ownership of the North American authors concepts, as well as to identify, teacher formation manuals in Social Studies, what are the purposes and what is the notion of evaluation the authors elaborated to the discipline. Likewise, we approach the Social Studies history in the United States os America and summarily describe the teacher formation manuals authors analyzed in this present dissertation. Lastly, we point what is teaching and learning according to the authors of the books in question. In the second chapter, which has as a major goal to find out the place" of History in the Social Studies discipline, we present what is teaching and learning according to the authors of the books in question and to the curriculum components of the Social Studies discipline. With the uses of History, we ascertain what is the human privileged dimension (society, politics , economy, among others) and what are the events that predominate in these publications. The major idea raised in this research is that the Social Studies teaching aims to integrate the student into society. With that, we can affirm that the authors took ownership of some concepts for the implantation of this discipline in Brazil.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstudos sociais (Primeiro grau)por
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectManuais, guiaspor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSocial Studieseng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectManualseng
dc.titleO lugar da história nos manuais brasileiros destinados à formação de professores de estudos sociaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5751220342673065por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102por
dc.contributor.advisor1Freitas, Itamarpt_BR
dc.description.resumoO presente texto analisa manuais destinados à formação de professores de Estudos Sociais, produzidos entre os anos de 1960 a 1980, no Brasil, com o objetivo de identificar o lugar da História dentro da disciplina Estudos Sociais. Para tanto, são tomadas como base as concepções acerca de disciplina escolar de André Chervel, de apropriação de Roger Chartier. Além disso, serão examinadas as contribuições de Jerome Bruner e John Michaelis para o ensino de Estudos Sociais, e as ideias defendidas por Elza Nadai. O primeiro capítulo, dividido em três partes, tem como principal objetivo verificar se os autores brasileiros apropriaram-se dos conceitos dos autores norte-americanos, como também identificar, nos manuais de formação de professores de Estudos Sociais, quais as finalidades e qual a noção de avaliação os autores elaboraram para a disciplina. Do mesmo modo, abordamos a História dos Estudos Sociais nos Estados Unidos da América e descrevemos sumariamente os autores dos manuais de formação de professores analisados na presente dissertação. Por fim, apontamos o que é ensino e aprendizagem segundo os autores dos livros em questão. No segundo capítulo, que tem como principal objetivo descobrir o lugar da História dentro da disciplina Estudos Sociais, apresentamos o que é ensino e aprendizagem, segundo os autores dos livros em questão e os componentes curriculares da disciplina Estudos Sociais. Com os usos da História, averiguamos qual a dimensão humana privilegiada (sociedade, política, economia, entre outras) e quais os acontecimentos que predominam nos manuais analisados. A principal ideia levantada nesta pesquisa é a de que o ensino de Estudos Sociais tem por finalidade integrar o aluno à sociedade. Com isso, podemos afirmar que os autores se apropriaram de alguns conceitos para a implantação dessa disciplina no Brasil.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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