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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Júnior, Murilo Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:51:45Z-
dc.date.available2017-09-26T17:51:45Z-
dc.date.issued2012-05-28-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4909-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipepor
dc.subjectHistória da Educação em Sergipepor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectAntropologia educacionalpor
dc.subjectCultura Escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational anthropologyeng
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectSergipe (Brazil)eng
dc.titleHistoriografia da cultura escolar : a produção do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe (1998-2010)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8585921381624598por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1327071542800626por
dc.contributor.advisor1Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno dept_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas os estudos em História da Educação têm privilegiado as bases elucidativas que tentam explicitar os fenômenos educacionais decorrentes das práticas internalistas desenvolvidas pelos sujeitos e instituições de ensino. Desta forma, a explicação resultante das complexas relações escolarizadas ocorridas no cotidiano educacional, passa pela apropriação e uso de conceitos como o de Cultura Escolar. Os embates teóricometodológicos que circularam no campo historiográfico internacional e nacional contagiaram o Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (NPGED) e a partir do ano de 1998 as produções começaram apresentar novas configurações decorrentes da relação entre a Escola e a Cultura. Para entendermos essa relação privilegiamos neste estudo as categorias: Cultura Escolar (Julia, 2001); Cultura (Geertz, 1989, 2001) e Historiografia (Certeau, 2007). Como metodologia utilizamos a análise historiográfica da cultura escolar na produção do mestrado em Educação do NPGED/UFS no período de 1998 a 2010. Assim, pretendemos contribuir para uma possível releitura da escrita da história da cultura escolar sergipana, a partir dos sentidos e significados presentes na compreensão do que vem a ser cultura, redimensionando a sua composição a luz dos diálogos fundantes da História da Educação com a Antropologia Cultural.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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