Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Ártemis Barreto dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:51:47Z-
dc.date.available2017-09-26T17:51:47Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4911-
dc.description.abstractThis paper reports an experience on teaching the design, implementation and development of a WebQuest using Facebook as hosting online environment in order to enhance the teachinglearning process. The experiment was conducted in the period from 2011 to 2013 in a discipline of Technical Course in Tourism Guide Federal Institute of Sergipe - IFS. Methodologically, we opted for a qualitative research guided the case study, using as instruments to produce data to theoretical discussion of the categories of support to the object of study, application and interpretation of questionnaires, implementation and monitoring of the experiment and techniques observation. Thus, after the lifting of the theoretical categories of study, we identified the social profile, professional and cyberculture research subjects, then created a tutorial for hosting and developing WebQuests on Facebook, subsequently elaborated a WebQuest can provide information covered in the discipline of the course in question and to be hosted and enforceable by the social network Facebook. During the activities can be seen that, as provided in the proposed components of the WebQuest, the teacher and the learners, using media texts, photos and videos, researched, selected, published and discussed various information about the historical, cultural, geographical and the main natural routes and tourist attractions in Brazil. The survey results reveal that the WebQuest is a strategic approach to training professional Tourist Guide and your hosting and development on Facebook to become a powerful tool for research and production of meaningful knowledge, which leads to the practice of autonomous learning and collaborative.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Meios eletrônicospor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEnsino a distância (EaD)por
dc.subjectTurismo - Estudo e ensinopor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectRedes sociais on-linepor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectCurso técnico em guia de turismopor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectOnline social networkseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectTechnological innovationseng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectVocational educationeng
dc.subjectEducação a distância (EaD)por
dc.titleWebquest no facebook: uma experiência no curso técnico em guia de turismo do IFS usando uma rede social como ambiente de ensino-aprendizagem on linepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983782999023229por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683por
dc.contributor.advisor1Schneider, Henrique Noupt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata uma experiência pedagógica sobre a elaboração, aplicação e o desenvolvimento de uma WebQuest usando o Facebook como ambiente on line de hospedagem a fim de potencializar o processo ensino-aprendizagem. O experimento foi desenvolvido no período de 2011 a 2013 em uma disciplina do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Sergipe IFS. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa pautada no estudo de caso, utilizando como instrumentos para a produção de dados a discussão teórica das categorias de suporte ao objeto de estudo, aplicação e interpretação de questionários, aplicação e monitoramento do experimento e técnicas de observação. Assim, após o levantamento teórico das categorias de estudo, identificou-se o perfil social, profissional e cibercultural dos sujeitos da pesquisa, em seguida criou-se um tutorial para hospedagem e desenvolvimento de WebQuests no Facebook, posteriormente elaborou-se uma WebQuest capaz de prover os conhecimentos previstos na disciplina do curso em questão e de ser hospedada e exeqüível pela rede social Facebook. No decorrer das atividades pode-se perceber que, conforme previsto nos componentes da WebQuest proposta, o professor e os aprendizes, utilizando mídias de textos, fotos e vídeos, pesquisaram, selecionaram, publicaram e discutiram diversas informações sobre os aspectos históricos, culturais, geográficos e naturais dos principais roteiros e atrativos turísticos do Brasil. Os resultados da pesquisa revelam que a WebQuest é uma metodologia estratégica para a formação profissional do Guia de Turismo e que sua hospedagem e desenvolvimento no Facebook a transformou em uma poderosa ferramenta de pesquisa e produção de conhecimentos significativos, os quais conduzem à prática da aprendizagem autônoma e colaborativa.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTEMIS_BARRETO_CARVALHO.pdf6,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.