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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4922
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Adailton Soares da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T17:51:59Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T17:51:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922 | - |
dc.description.abstract | This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino superior de Itaparica (BA) | por |
dc.subject | Ensino a distância (EaD) | por |
dc.subject | Serviço social | por |
dc.subject | Semiárido | por |
dc.subject | Itaparica (BA) | por |
dc.subject | Arid regions | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Social service | eng |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | por |
dc.title | Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8792830706963077 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Maria Helena Santana | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica dos docentes, tutores e discentes egressos da turma de 2010.1, o processo de formação acadêmico e profissional no curso de Bacharel em Serviço Social na modalidade de Educação a Distância, no polo de ensino da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), na cidade de Paulo Afonso BA. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa, por meio do estudo de caso histórico-organizacional, envolvendo o Polo de Ensino Presencial dentro Território de Cidadania de Itaparica. Consultaram-se várias fontes de informação como: a literatura pertinente ao objeto; documentos de instituições vinculadas à temática (CFESS/CRESS/ABEPSS,ENESSO, Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância ANATED), sítios eletrônicos com informações sobre o tema. Especial destaque foi atribuído a realização de entrevistas focalizadas com os atores sociais (professores especialistas e tutores de sala), profissionais envolvidos diretamente com a formação dos estudantes e os discentes egressos do referido curso. Após a análise dos discursos, constatou-se uma fragilidade neste modelo de ensino e ao mesmo tempo uma contradição pela inserção de boa parte destes profissionais no mundo do trabalho, em especial no enfrentamento da questão social na região do semiárido brasileiro. Por fim, o acesso ao ensino superior no país, deve ter como princípio a equidade entre todos/as os estratos sociais, em diferentes regiões do país, sendo o mesmo, público de qualidade e emancipatório. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf | 7,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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