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dc.contributor.authorFigueiredo, Silene Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:52:00Z-
dc.date.available2017-09-26T17:52:00Z-
dc.date.issued2009-06-03-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Silene Brandão. Formação de professores a distância : análise crítica a partir de um curso de pedagogia. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4923-
dc.description.abstractThis study has as central theme "The Formation of teacher in Distance Education" which aims to analyze in a critical way the concept of teacher training and the organization of the Pedagogical work in the teaching model in Distance Education, in the semi presential course system in pedagogy in a Unit / Pole. For its materialization, the research provides an approach on the concepts present in the policies of teacher education in the period from 2003 to 2008. It points out that the teacher training has been focused in terms of skills, inspired by the neoliberalism. It makes an analysis of the national curriculum guidelines for teaching the Pedagogy course, showing in these, the logic of the capitalist market, going against an omnilateral training design. It presents a brief historical review of Distance Education in Brazil, analyzing the various programs developed in Distance Education in Brazil over time, recognizing the concepts of teacher training in public policy of Distance Education. It discusses the organization of pedagogical work in Distance Education, taking into account the characteristics of students in Distance Education and the role of mentors in face of the classroom teaching and learning process. It examines the elements of the organization of pedagogical work, from an experience of being in a teaching unit / polo, taking into account the main methodological categories: totality, contradiction and possibility, and content for the design of training in this mode of teaching. It is a research with dialectical materialist approach, outlining in a case study. Besides the analysis of the proposed work of the course, we used tools such as: observation, questionnaires for students and semi-structured interview with the classroom tutors. It is evident in the research the precariousness in the teacher training education, highlighting the DE system, even a conception of practical training and instrumental character.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino a distância (EaD)por
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectPedagogical work organizationeng
dc.subjectEducação a distância (EaD)por
dc.titleFormação de professores a distância : análise crítica a partir de um curso de pedagogiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0467447817632849por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9648906359117895por
dc.contributor.advisor1Lacks, Solangept_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como temática central Formação de Professores a Distância , com o objetivo de analisar de forma crítica a concepção de formação de professores e a organização do trabalho pedagógico na modalidade em EaD, no sistema semi-presencial de um curso de Pedagogia em uma Unidade/ Polo. Para a sua materialização, a pesquisa traz uma abordagem sobre as concepções presentes nas políticas de formação de professores no período de 2003 a 2008. Aponta que a formação de professores centra-se na perspectiva das competências, inspiradas pelo neoliberalismo. Analisa que as diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia evidenciam a lógica do mercado capitalista, indo de encontro a uma concepção de formação omnilateral. Apresenta uma breve revisão histórica da educação à distância brasileira, analisando os diversos programas desenvolvidos em EaD no Brasil ao longo do tempo, reconhecendo as concepções de formação de professores presentes nas políticas públicas de EaD. Discute sobre a organização do trabalho pedagógico em EaD, levando-se em conta as características presentes nos alunos de EaD e o papel dos tutores de sala frente ao processo ensino e aprendizagem. Analisa os elementos da organização do trabalho pedagógico, a partir de uma experiência de curso de pedagogia em uma unidade/ pólo, levando-se em conta as principais categorias metodológicas: totalidade, contradição e possibilidade, e de conteúdos para a compreensão da concepção de formação presente nesta modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa com abordagem materialista dialética, delineando-se em uma pesquisa qualitativa bibliográfica e em estudo de caso. Para a realização da pesquisa foram analisados documentos, tais como: LDB nº 9.394/96, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e Decretos da EaD. Além da análise da proposta de trabalho do curso, foram utilizados instrumentos, tais como: observação, questionários para os alunos e entrevista semiestruturada com os tutores de sala. Constata-se na pesquisa que a formação de professores, neste sistema de EaD, apresenta uma concepção de formação fundamentada nas competências e de caráter instrumental.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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