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dc.contributor.authorFreitas, Lidiane Britopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:52:04Z-
dc.date.available2017-09-26T17:52:04Z-
dc.date.issued2004-09-30-
dc.identifier.citationFREITAS, Lidiane Brito. A educação política de Rousseau. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2004.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4927-
dc.description.abstractLa formulation d un processus éducatif qui garantit à l homme de meilleurs conditions d agir em société est un aspect fondamental de la réflexion construite par Rousseau. Etablissant les principes d une éducation qui prime par le libre développement de l individu, Rousseau affirme qui ce processus doit le conduire à un perfectionnement de toutes ses potentialités afin de le former à l exercice de la liberté et l autonomie, éléments qui procurent une action effective en ce qui concerne l organisation politique de la société. Pour cette raison, Rousseau propose une éducation qui ne se preocupe pas uniquement de développer l aspect individuel, mais, surtout, l aspect collectif, puisque l homme doit être éduqué pour agir au sein de la société, apprenant à cohabiter avec les autres et à donner une priorité à l intérêt comum face aux intérêts particuliers. Le processus éducatif doit équilibrer les tensions entre la nature et la société, puisque Rousseau formula une éducation que insere l homme dans le monde de la culture, permettent que celui-ci suive les orientations établies par la nature. Le paradoxe de l éducation de Rousseau devient le point fondamental à la compréhension d une interprétation que visualise une éducation politique.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectExercício da liberdade e da autonomiapor
dc.subjectEducação politicapor
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectRousseaueng
dc.subjectProcessus éducatifeng
dc.subjectÉducationeng
dc.subjectL'exercice de la liberté et l autonomieeng
dc.titleA educação política de Rousseaupor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2683651979797593por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9206462316494860por
dc.contributor.advisor1Santos, Edmilson Menezespt_BR
dc.description.resumoA formulação de um processo educativo que garanta ao homem melhores condições de atuar em sociedade é um aspecto fundamental da reflexão construída por Rousseau. Estabelecendo os princípios de uma educação que prima pelo livre desenvolvimento do indivíduo, Rousseau afirma que esse processo deve conduzi-lo a um aperfeiçoamento de todas as suas potencialidades a fim de formá-lo para o exercício da liberdade e da autonomia, elementos que proporcionarão uma atuação efetiva no que se refere à organização política da sociedade. Por esta razão, Rousseau propõe uma educação não preocupada apenas em desenvolver o aspecto individual, mas, sobretudo, o aspecto coletivo, uma vez que o homem deve ser educado para agir em meio à sociedade, aprendendo a conviver com os demais e a priorizar o interesse comum frente aos interesses particulares. O processo educativo deve equilibrar as tensões entre a natureza e a sociedade, posto que Rousseau formula uma educação que insere o homem no mundo da cultura, permitindo que o mesmo siga as orientações estabelecidas pela natureza. O paradoxo da educação de Rousseau torna-se a pedra de toque para o entendimento de uma interpretação que visualiza uma educação política.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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