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dc.contributor.authorCorreia, Ilziney Simões da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:02:22Z-
dc.date.available2017-09-26T18:02:22Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationCORREIA, Ilziney Simões da Silva. O processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escola. 2017. 89 f. Dissertação (Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4992-
dc.description.abstractNão informado.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEnfermeirospor
dc.subjectEnfermeiraspor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectSaúde escolarpor
dc.subjectEstratégia Saúde da Famíliapor
dc.subjectTeoria de enfermagempor
dc.titleO processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870527913478881por
dc.contributor.advisor1Mattos, Maria Cláudia Tavares de-
dc.description.resumoObjetivo geral: Investigar o processo de trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família voltado para as práticas educativas previstas no Programa Saúde na Escola. Caminho Metodológico: trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, com o uso da técnica de análise textual discursiva pautada sob a ótica da Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva. Participaram como sujeitos desse estudo 19 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de Aracaju-SE, durante o período de março a maio de 2016. Resultados: Evidenciou-se que o processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escola gera práticas educativas geralmente voltadas para os discentes, são de caráter informativo e objetivam promover saúde e prevenir agravos, embora pouco capazes de captar aspectos sociais singulares da comunidade escolar que contribuam para a construção de intervenções condizentes com as necessidades do público alvo. Identificou também que, embora estas atividades sejam realizadas pela equipe multiprofissional da Atenção Básica e estagiários da área da saúde, as mesmas não são construídas interdisciplinarmente. Considerações finais: os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família enfrentam entraves para desenvolver educação em saúde na escola com potencial de promover reflexões aos escolares, e autonomia sobre o autocuidado. São entraves decorrentes da alta demanda de usuários nas unidades de saúde, e das dificuldades em operacionalizar a intersetorialidade, Saúde e Educação. Sendo assim, torna-se imperativa a ressignificação da Promoção à Saúde no processo de trabalho do Enfermeiro, com práticas respaldadas em teorias de Enfermagem para construção sistematizada e organizada da assistência no ambiente escolar.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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