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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Correia, Ilziney Simões da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T18:02:22Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T18:02:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-16 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Ilziney Simões da Silva. O processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escola. 2017. 89 f. Dissertação (Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4992 | - |
dc.description.abstract | Não informado. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Enfermeiros | por |
dc.subject | Enfermeiras | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Saúde pública | por |
dc.subject | Saúde escolar | por |
dc.subject | Estratégia Saúde da Família | por |
dc.subject | Teoria de enfermagem | por |
dc.title | O processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4870527913478881 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Maria Cláudia Tavares de | - |
dc.description.resumo | Objetivo geral: Investigar o processo de trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família voltado para as práticas educativas previstas no Programa Saúde na Escola. Caminho Metodológico: trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, com o uso da técnica de análise textual discursiva pautada sob a ótica da Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva. Participaram como sujeitos desse estudo 19 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de Aracaju-SE, durante o período de março a maio de 2016. Resultados: Evidenciou-se que o processo de trabalho do enfermeiro no Programa Saúde na Escola gera práticas educativas geralmente voltadas para os discentes, são de caráter informativo e objetivam promover saúde e prevenir agravos, embora pouco capazes de captar aspectos sociais singulares da comunidade escolar que contribuam para a construção de intervenções condizentes com as necessidades do público alvo. Identificou também que, embora estas atividades sejam realizadas pela equipe multiprofissional da Atenção Básica e estagiários da área da saúde, as mesmas não são construídas interdisciplinarmente. Considerações finais: os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família enfrentam entraves para desenvolver educação em saúde na escola com potencial de promover reflexões aos escolares, e autonomia sobre o autocuidado. São entraves decorrentes da alta demanda de usuários nas unidades de saúde, e das dificuldades em operacionalizar a intersetorialidade, Saúde e Educação. Sendo assim, torna-se imperativa a ressignificação da Promoção à Saúde no processo de trabalho do Enfermeiro, com práticas respaldadas em teorias de Enfermagem para construção sistematizada e organizada da assistência no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Enfermagem | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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