Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Laerte Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:14:50Z-
dc.date.available2017-09-26T18:14:50Z-
dc.date.issued2011-01-19-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5085-
dc.description.abstractCette étude visait à analyser comment l'utilisation des ordinateurs comme outil pédagogique, est en mesure de conduire les élèves dans une classe de l'enseignement technique au niveau intermédiaire Sergipe intégré à surmonter leurs difficultés d'apprentissage d'un premier modèle de fonctions trigonométriques f (x) = a sin b + (cx + d), ainsi que de compléter l'examen point par Fonseca (2002), où l'on étudie la trigonométrie d'apprentissage en fonction d'hypothèses théoriques et méthodologiques de l'enseignement des mathématiques. Pour cela, j'ai attiré les principes de l'ingénierie du curriculum, défini par Artigue (1988), les hypothèses de Brousseau (2008) pour faire face à la Théorie des Situations Didactiques et Ausubel (1980) pour inscrire les conditions d'occurrence des apprentissages significatifs. 30 étudiants ont participé à cette enquête, en moyenne, une école publique dans la ville de Aracaju / SE. À la fin de l'expérience, il a été constaté qu'il est possible de parvenir à l 'apprentissage significatif de trigonométriques pour autant que c'est le choix d'une méthode d'enseignement qui permet à la confiance et la participation des étudiants dans le processus de construction du savoir que dans cette affaire reposait sur la Théorie des situations didactiques.fra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSituações didáticaspor
dc.subjectFunções trigonométricaspor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectSituations didactiquesfra
dc.subjectFonctions trigonométriquesfra
dc.subjectApprentissage significatiffra
dc.titleA aprendizagem das funções trigonométricas na perspectiva da teoria das situações didáticaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897283209013869por
dc.contributor.advisor1Souza, Divanizia do Nascimentopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo geral analisar de que forma o uso do computador, enquanto ferramenta pedagógica, é capaz de levar os alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado em Sergipe a superarem suas dificuldades de aprendizagem do 1º modelo das Funções Trigonométricas f(x) = a + b sen (cx + d), bem como complementar a inquirição desenvolvida por Fonseca (2002), quando investigou a Aprendizagem em Trigonometria segundo os pressupostos teórico-metodológicos da Educação Matemática. Para tanto, baseei-me nos princípios da Engenharia Didática, definidos por Artigue (1988), nos pressupostos de Brousseau (2008) para tratar da Teoria das Situações Didáticas e em Ausubel (1980) para arrolar as condições de ocorrência da Aprendizagem Significativas. Participaram desta pesquisa 30 alunos, em média, de uma escola pública da cidade de Aracaju/SE. Ao final da experiência, ficou constatado que é possível alcançar a Aprendizagem Significativa das Funções Trigonométricas desde que se faça a opção por um método de ensino que acredite e permita a participação do aluno no processo de construção do conhecimento que, neste caso, repousou sobre a Teoria das Situações Didáticas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAERTE_SILVA_FONSECA.pdf19,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.