Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Rosemary-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:14:52Z-
dc.date.available2017-09-26T18:14:52Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosemary. Saberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do Colégio São Paulo (1931-1969). 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5090-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research that aimed to identify mathematical knowledge, used in the statements of the questions, of the exams for admission to the gymnasium, between 1931 and 1969. This examination was intended to select students Who had completed primary education and intended to continue their studies, and when they were approved, they entered the first grade of junior high school, in the Gymnasium of the College of São Paulo. The proofs were examined from the CD-ROM organized by Valente (2001) based on the understanding of Chervel (1990) for the docimological apparatus. From the examination carried out in the tests of the years 1931 to 1969, it was possible to identify that what was called arithmetic or elementary calculation, from the implantation of the entrance exam in the Francisco Campos Reform, can be characterized with a certain approximation with the Programs of the time. It was identified that fraction and measures are the mathematical knowledge that were most used, separated or in combination in situations considered practical. In relation to the formatting of the tests, there were changes in the number of questions, going from three to five, and then to the highest number reaching ten questions. From the 1950s onwards, the tests began to be organized into two parts, one in which problems of practical application were arranged, and in the other, problems of direct application of rules or mathematical principles. Effective change in relation to mathematical knowledge has only been identified since 1968, when problems are adopted as indications of the movement of modern mathematics, through the use of the language of sets in the statements of questions, including those dealing with fraction. This is the announcement of a new format for the teaching of Mathematics, which goes beyond the limit of what was nominated elementary calculus prescribed in the Francisco Campos Reform, the time of the implantation of the entrance examination.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectExamespor
dc.subjectExames para admissãopor
dc.subjectGinásiopor
dc.subjectEstudantes do ensino ginasialpor
dc.subjectSaberes matemáticospor
dc.subjectExame de admissão ao ginásiopor
dc.subjectProvapor
dc.subjectMathematical knowledgeeng
dc.subjectExamination of admission to the gymeng
dc.subjectProofeng
dc.titleSaberes matemáticos identificados em provas do exame de admissão ao ginásio do Colégio São Paulo (1931-1969)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949605697248954por
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanete Batista dos-
dc.description.resumoNeste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar saberes matemáticos utilizados nos enunciados das questões das provas dos exames de admissão ao ginásio no período compreendido entre 1931 a 1969. Tal exame tinha o propósito de selecionar estudantes que haviam concluído o ensino primário e pretendiam dar continuidade aos estudos, e ao serem aprovados, ingressavam na primeira série do ensino ginasial, no Colégio de São Paulo. As provas foram examinadas a partir do CD-ROM organizado por Valente (2001) tomando como base, o entendimento de Chervel (1990) para aparelho docimológico. A partir do exame realizado nas provas dos anos de 1931 a 1969, foi possível identificar que o que foi denominado de aritmética ou cálculo elementar, a partir da implantação do exame de admissão na Reforma Francisco Campos, pode ser caracterizado com certa aproximação com os programas da época. Foi identificado que fração e medidas são os saberes matemáticos que foram mais utilizados, separados ou em combinação em situações, consideradas práticas. Em relação à formatação das provas, houve mudanças no quantitativo de questões, passando de três para cinco e depois para o número maior chegando até quinze questões. A partir dos anos 1950, ocorreu que as provas passaram a ser organizadas em duas partes, sendo que em uma, estavam dispostos problemas de aplicação prática e na outra, problemas de aplicação direta das regras ou princípios matemáticos. Mudança efetiva em relação aos saberes matemáticos só é identificada a partir de 1968, quando os problemas são adotados indícios do movimento da matemática moderna, por meio do uso da linguagem dos conjuntos, nos enunciados das questões, inclusive naquelas que tratam de fração. Isto é o anúncio de uma nova formatação para o ensino de Matemática, que extrapola o limite do que era denominado de cálculo elementar prescrito na Reforma Francisco Campos, a época da implantação do exame de admissão.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSEMARY_SANTOS.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.