Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5100
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Amanda Maria Rabelo-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:14:55Z-
dc.date.available2017-09-26T18:14:55Z-
dc.date.issued2016-06-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Maria Rabelo. Relação que os discentes do curso de licenciatura em matemática estabelecem com os saberes pedagógicos ofertados em sua formação. 2016. 106 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5100-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a qualitative research that had the overall objective of investigating the relationship that the students of Degree in Mathematics established with the pedagogical knowledge offered in their training. As theoretical assumptions were used the notion of relationship with Charlot´s knowledge and Pimenta´s and Tardif ´s teaching knowledge. The subjects were students and coordinators of the above course. Data were collected by Documental analysis, interviews and questionnaires. As a result of the document analysis, we concluded that the Basic training disciplines discuss the knowledge and Complementary Training courses have pedagogical knowledge, however, do not reach the study of pedagogical knowledge oriented training of the mathematics teacher. We inferred that, a possible gap in the training of these future teachers. In the interviews, we found in the speeches of the coordinators both understand teachers and pedagogical knowledge as those that are being worked on in the teaching subjects, assessment and curriculum practices and others, and teaching knowledge those worked in specific disciplines. In the questionnaires, according to the answers given by students we ascertained that they understand by teaching knowledge those worked in disciplines such as teaching, psychology of learning, assessment and curriculum and others, and knowledge of knowledge of the specific disciplines of mathematical calculation. And the relationship that is established between this knowledge will give according to their interpretations by pedagogical knowledge.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEstudantes de matemáticapor
dc.subjectConhecimentos e aprendizagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectSaberes pedagógicospor
dc.subjectRelação com os saberespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectTeaching and pedagogical knowledgeeng
dc.subjectRelation between knowledge and trainingeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.titleRelação que os discentes do curso de licenciatura em matemática estabelecem com os saberes pedagógicos ofertados em sua formaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453855903853361por
dc.contributor.advisor1Lopes, Edinéia Tavares-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo geral de investigar a relação que os discentes de um Curso de Licenciatura em Matemática estabelecem com os saberes pedagógicos ofertados em sua formação. Como pressupostos teóricos foram utilizadas as noções de relação com o saber, de Charlot (2000) e de saberes docentes, de Pimenta (2012) e Tardif (2014). Os sujeitos da pesquisa foram quatorze discentes concludentes de licenciatura em Matemática e dois coordenadores pedagógicos – um geral e outro específico – de um Centro Universitário no interior da Bahia. Os dados foram coletados pela análise documental, entrevistas e questionários. Como resultados da análise documental, concluímos que as disciplinas de cunho de formação básica discutem os saberes disciplinares e as disciplinas de formação complementar apresentam os saberes pedagógicos, contudo, não atingem o estudo dos saberes pedagógicos necessários à formação do professor de Matemática. Depreendemos, a partir disto, uma possível lacuna na formação desses futuros docentes. Nas entrevistas, constatamos nas falas dos coordenadores que ambos compreendem os saberes docentes - pedagógicos como aqueles que estão sendo trabalhados nas disciplinas de Didática, Avaliação e Currículo, práticas e outras, e por saberes docentes - conhecimento, aqueles trabalhados nas disciplinas específicas. Nos questionários, segundo as respostas dadas pelos discentes, averiguamos que eles entendem por saberes pedagógicos aqueles trabalhados em disciplinas como Didática, Psicologia da Aprendizagem, Avaliação e Currículo e outras, e, por saberes de conhecimento, as disciplinas específicas do Cálculo Matemático, sendo que a relação que é estabelecida entre esses saberes dar-se-á segundo suas interpretações pelos saberes pedagógicos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMANDA_MARIA_RABELO_SOUZA.pdf1,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.