Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Maria Camila de Lima-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:14:58Z-
dc.date.available2017-09-26T18:14:58Z-
dc.date.issued2017-03-28-
dc.identifier.citationBRITO, Maria Camila de Lima. A educação das relações étnico-raciais : olhares na formação docente em ensino de ciências/química. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5108-
dc.description.abstractThis is a research of Master degree that concerns approximations and distancing identified between teacher formation (initial and continued), lived by five master students, and the teaching of Education of Ethnical-Racial Relations (Erer). The work aims to investigate the connections established between life trajectories of Chemistry teachers of 2015 class from Graduate Program in Science and Mathematics Teaching and your opinion about the insertion of Education of Ethnical-Racial Relations in their pedagogical practices. The specific aims are: to analyze the connections between Education of Ethnical-Racial Relations and academic/professional trajectory of the master students; to analyze students visions about the orientations for Education of Ethnical-Racial Relations; to investigate the visions of master students about the limits and possibilities of insertion of Education of Ethnical-Racial Relations in their pedagogical practices at Chemistry teaching. This study has as approach the qualitative research and data were collected utilizing documental analysis and questionnaire. In this perspective, were made reflections about Erer insertion on educational institutions and built a line of thinking starting with discussions about black movement trajectory and ethnical-racial concept. Then, we have analyzed official/legal documents about Erer and the insertion of this theme at Superior Teaching Institutions. As to connections between Erer and academic trajectory of the master students, we observe that he major part of them concluded undergraduate course after the year that come into force the CNE/CP Resolution nº 1, from June 17, 2004, and only one have studied a lato sensu graduation. Of the five informants, only two answered to know the cited resolution. Regarding Political Pedagogical Project (PPP) analysis of undergraduate courses studied by the master students, we observe that they did not approach Erer. Besides, cultural issues discussions are made in a little problematized way, which did not allow Erer approximation. Therefore, were verified at the narratives of the master students, as well as at PPP’s, that their undergraduate courses did not approach themes as racism, prejudice and discrimination. So, none of the master student presented in their narrative “for what” and “why” to approach Erer on Sciences Teaching. Therefore, fight against prejudice and discrimination was not explicit on the narratives of master students.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectGrupos étnicospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectEducation of ethnical-racial relationseng
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectTeacher’s graduationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleA educação das relações étnico-raciais : olhares na formação docente em ensino de ciências/químicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0677719068854383por
dc.contributor.advisor1Lopes, Edinéia Tavares-
dc.description.resumoEsta é uma investigação de Mestrado que trata sobre as aproximações e os distanciamentos identificados entre a formação docente (inicial e continuada), vivenciada por cinco mestrandas e o ensino da Educação das Relações Étnico-raciais (Erer). O trabalho tem como objetivo investigar as conexões estabelecidas entre as trajetórias de vida de licenciadas em Química, de uma turma do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática 2015, e suas opiniões acerca da inserção da Educação nas relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são: analisar as conexões entre a Educação das relações étnico-raciais e a trajetória acadêmica e profissional das mestrandas; analisar as visões das mestrandas acerca das orientações para a Educação das relações étnico-raciais; investigar as visões das mestrandas acerca dos limites e das possibilidades de inserção da Educação das Relações Étnico-raciais nas práticas pedagógicas no ensino de Química. Este estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados por meio de análise documental e questionário. Nessa perspectiva, foram realizadas reflexões acerca da inserção da Erer nas instituições de ensino nas quais essas mestrandas fizeram o curso de licenciatura e construímos uma linha de pensamento iniciando com discussões da trajetória do movimento negro e o conceito étnicoracial. Em seguida, foram analisados os documentos oficiais/legais que abordam a Erer e a inserção da temática nas Instituições de Ensino Superior. Quanto às conexões entre a Erer e a trajetória acadêmica das mestrandas, observamos que a maioria das mestrandas concluiu o curso de licenciatura após o ano que entrou em vigor a Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 e apenas uma mestranda possui pós-graduação lato sensu. Das cinco informantes, somente duas responderam ter conhecimento da resolução citada. Em relação as análises dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura das mestrandas, observamos que esses não contemplam a Erer. Além disso, a discussão das questões culturais é feita de maneira pouco problematizada, o que não possibilita a aproximação com a Erer. Assim, constatamos nas narrativas das mestrandas e nos PPP, que os cursos de graduação não contemplaram questões como: racismo, preconceito e discriminação. Desse modo, nenhuma das mestrandas apresentou em suas narrativas “para que” e “por que” abordar a Erer no Ensino de Ciências. Portanto, o combate ao preconceito e à discriminação não esteve de forma explícita nas narrativas das mestrandas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_CAMILA_LIMA_BRITO.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.