Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5113
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Robson Fagner Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T18:15:00Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T18:15:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-14 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Robson Fagner Ramos de. Aspectos representacionais e textuais na área de ciências da natureza : um olhar sobre os itens do ENEM. 2017. 151 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5113 | - |
dc.description.abstract | This research tries to verify if the representational aspects and the textual aspects are determinant in the performance in questions of the National Exam of the High School in the area of Natural Sciences that took the test in the years of 2012, 2013 and 2014. This research is carried out through statistical analysis Descriptive analysis of the performance in previously selected questions with the crossing of the data of these questions with the variables of the socioeconomic questionnaire. The results indicate that both representational aspects and textual aspects can not be statistically identified as determining factors in school performance. In the analyzed questions and in the cross-referencing with socioeconomic data, the factor that most stands out statistically as a determinant of performance is the family income factor. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Pesquisa quantitativa | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Desempenho escolar | por |
dc.subject | Aspectos representacionais | por |
dc.subject | Aspectos textuais | por |
dc.subject | School performance | eng |
dc.subject | Representational aspects | eng |
dc.subject | Textual aspects | eng |
dc.title | Aspectos representacionais e textuais na área de ciências da natureza : um olhar sobre os itens do ENEM | por |
dc.title.alternative | Representation and textual aspects in the area of science of nature : a look at the ENEM's items | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8349623264246582 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wartha, Edson José | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa procura verificar se os aspectos representacionais e os aspectos textuais são determinantes no desempenho em questões do Exame Nacional do Ensino Médio na área Ciências Naturais que realizaram a prova nos anos de 2012, 2013 e 2014. Esta pesquisa é realizada por meio de análise estatística descritiva do desempenho em questões previamente selecionadas com o cruzamento dos dados destas questões com as variáveis do questionário socioeconômico. Os resultados indicam que tanto os aspectos representacionais como os aspectos textuais estatisticamente não se pode identifica-los como fatores determinantes no desempenho escolar. Nas questões analisadas e no cruzamento com os dados socioeconômicos o fator que mais se destaca estatisticamente como determinante do desempenho é o fator renda familiar. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBSON_FAGNER_R_ARAUJO.pdf | 16,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.