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dc.contributor.authorLemos, Marcos Mendonça-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:02Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:02Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.citationLEMOS, Marcos Mendonça. Limites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciências. 2017. 84 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5118-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the limits and possibilities of the research approaches in Science Teaching in two distinct periods, one before the new curriculum guidelines for teacher training and the other after the implementation of the reforms. In this study, 72 papers published in scientific journals and congresses in the area of Science Teaching were analyzed. The articles were divided into two periods, the first from 1999 to 2005 and the second, from 2006 to 2015. All articles were submitted to a bibliographic analysis, aided by the RQDA (Rstudio) qualitative analysis software. The results indicate that there are several limiting factors involved in investigative approaches, the main limiting factor being the teacher figure and that there have been advances in this issue in relation to the two periods analyzed. Regarding the possibilities, it was verified that there were also advances in relation to the two periods analyzed, indicating that the implementation of policies in the field of training and valorization of teacher training reflect directly on the work of teachers in the classroom.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPesquisa quantitativapor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAbordagem investigativapor
dc.subjectInvestigative approacheng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleLimites e possibilidades das abordagens investigativas no ensino de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368281632571044por
dc.contributor.advisor1Wartha, Edson José-
dc.description.resumoNesta pesquisa buscou-se identificar limites e possibilidades das abordagens investigativas no Ensino de Ciências em dois períodos distintos: um antes das novas diretrizes curriculares para a formação de professores e outro após a implementação das reformas. Neste estudo foram objeto de análise 72 artigos publicados em revistas científicas e anais de congressos na área de Ensino de Ciências. Os artigos foram divididos em dois períodos: o primeiro entre os anos de 1999 a 2005 e o segundo entre os anos de 2006 a 2015. Todos os artigos foram submetidos a uma análise bibliográfica, auxiliados pelo software de análise qualitativa RQDA (Rstudio). Os resultados indicam que há vários fatores limitantes nas abordagens investigativas, sendo o principal fator limitante centrado na figura do professor, e que houve avanços nesta questão em relação aos dois períodos analisados. Em relação às possibilidades, verificou-se que houve avanços em relação aos dois períodos analisados, indicando que a implementação de políticas no campo de formação e valorização da formação de professores refletem diretamente na prática dos professores em sala de aula.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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