Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5129
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Jamison Luiz Barros-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:07Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:07Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5129-
dc.description.abstractThe present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMatemática (estudo e ensino)por
dc.subjectTrigonometria (estudo e ensino)por
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectNoções trigonométricaspor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectMultiple intelligenceseng
dc.subjectTrig notionseng
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.titleUma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866910830647401por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Laerte Silva da-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo principal analisar as potencialidades das Inteligências Múltiplas reconhecidas por Gardner, para auxiliar a mobilização da aprendizagem das noções de Trigonometria através de uma Sequência Didática. O levantamento de dados focalizou 14 alunos do (9º ano) de uma escola no município de Gararu/SE/ Brasil. Os argumentos teóricos discorreram dos achados de Gardner (1983, 1995, 1998, 2010), focando suas contribuições para a aprendizagem através do desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas e Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) em seus argumentos que contribuem para a Educação Matemática, em foco, a aprendizagem da Trigonometria. Com o intento de responder a inquietação que norteia este estudo de - como mobilizar a aprendizagem das noções de Trigonometria (razões trigonométricas no triângulo retângulo – seno, cosseno e tangente) no 9º ano do Ensino Fundamental segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas? – optou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Artigue (1988) fundamentada em uma sequência de atividades reflexivas, baseadas nas etapas de desenvolvimento desta metodologia. Ao final desta experiência, percebeu-se que a aprendizagem dos alunos no tocante, as razões trigonométricas no triângulo retângulo, culminou de maneira significativa ao interrelacionar com a Teoria das Inteligências Múltiplas, outrossim, os resultados detectados pressupõem a permanência de ampliar a busca pela compreensão e abordagem dos conteúdos direcionados a aprendizagem das noções de Trigonometria.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
dc.contributor.advisor-co1Souza, Divanízia de Nascimento-
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf4,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.