Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Rosilaine Gomes de Santanapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:15Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:15Z-
dc.date.issued2013-04-26-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5146-
dc.description.abstractThis work is a bibliographical research, which is a systematic review without meta-analysis, performed in various national and international journals and proceedings in the International Conferences on Concept Maps (CM) aiming to analyze how the researches which make use of CM are being developed as an assessment tool to of student learning and it also establishes criteria to evaluatethem. The goal in using CM is to check students learning process regarding to the contents learned in the classroom, getting information about the concepts learned significantly, as well as those who have not been learned or learned incorrectly, making sure that these same students were able to establish connections between the new concepts and the already existing knowledge in their cognitive structure. It was observed through the analysis of the methodology of the researched articles, that there is a significant number of works, from a universe of 105, making use of CM as an assessment tool in different areas, including Physics, and with different methodologies. It was also noticeable a certain concern from the authors in establishing criteria to check/assess whether CM prepared by students achieved the desired goals. It is hoped that this research can guide teachers/researchers who intend to work with such an tool of learning assessment, which, although greatly important to education, is not widely used in the educational environmenteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectPesquisa bibliográficapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectConcept mappingeng
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectSearching, Bibliographicaleng
dc.titleUm estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de físicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9505919139403015por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9286730522002930por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Vianapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática sem metanálise, realizada em diversos periódicos nacionais e internacionais e nas atas das Conferências Internacionais sobre Mapas Conceituais (MC) com o objetivo de analisar como vêm sendo desenvolvidas as pesquisas que utilizam MC como ferramenta de avaliação da aprendizagem dos estudantes e que estabelecem critérios para avaliá-los. O objetivo de utilizar MC é verificar a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula, obtendo informações sobre os conceitos aprendidos de forma significativa, aqueles que não foram aprendidos e os aprendidos de forma incorreta, verificando se esses alunos conseguiram estabelecer as relações dos novos conceitos com os conhecimentos já existentes na sua estrutura cognitiva. Foi possível observar, por meio da análise da metodologia dos artigos, que há um número significativo de trabalhos, de um universo de 105, que utilizam MC como ferramenta de avaliação em diferentes áreas, dentre elas a Física, e com diversas metodologias. Foi perceptível ainda a preocupação dos autores em estabelecer critérios para verificar/avaliar se os MC elaborados pelos alunos atingiram os objetivos desejados. Espera-se que essa pesquisa possa orientar professores/pesquisadores que pretendam trabalhar com tal ferramenta de avaliação da aprendizagem, que, embora tenha grande importância para o ensino, ainda é pouco utilizada no meio educacionalpor
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf9,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.