Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5157
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMoreira, Nayara Jane Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:20Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:20Z-
dc.date.issued2013-04-15-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5157-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectMetodologiapor
dc.titleContinuidade(s) e ruptura(s) nos livros didáticos "A conquista da matemática": como ensinar a partir de orientações metodológicas da educação matemática (1982-2009)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451794U7por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4530361963111962por
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanete Batista dospt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar em que medida orientações de como ensinar Matemática ancoradas em pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática alteraram os livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática no período de 1982 à 2009. Vale ressaltar que, para isso foi tomado como principal referência orientações metodológicas apresentadas por D Ambrósio (1989), no que diz respeito a resolução de problemas, a história da matemática, ao uso do computador e aos jogos. A escolha da referida coleção deve-se há pelo menos dois fatores. O primeiro é que conforme Duarte (2007) e Hallewell (2005) esses livros estão em circulação no ambiente escolar desde a década de 80. E segundo, porque de acordo com Trindade (2012) em dezenove escolas da rede municipal de ensino da cidade de Aracaju-SE, dezesseis adotam os livros dessa coleção. Como suporte teórico, foram adotados ainda autores como Chervel (1990) para a compreensão da disciplina escolar e da vulgata; Choppin (2002, 2004) que traz contribuições para a utilização do livro didático como fonte de pesquisa para a produção da História da Educação; Munakata (1997) por apresentar aspectos da materialidade do livro didático; Fiorentini & Lorenzato (2009) para um entendimento sobre Educação Matemática; Valente (2007, 2008) como referência para a produção de História da Educação Matemática e para o estudo de livros didáticos de Matemática como fonte de pesquisa. Para alcançar o objetivo de pesquisa foram examinadas as edições de 1982, de 1985, de 1992, de 1998, de 2002 e de 2009. Com base na análise dessas coleções, foi constatado que ocorreram mudanças em relação a materialidade, no que diz respeito ao aumento do número de páginas com a inclusão de orientações metodológicas, sugestões de leituras e projetos pedagógicos, que passaram a compor essa coleção a partir da edição de 1992. Em relação aos conteúdos foram identificados elementos de continuidade relacionados à organização dos conteúdos, aos conceitos adotados e aos problemas matemáticos. Em relação as rupturas, pelo exame efetuado foram identificadas de duas formas: ruptura total e ruptura parcial. A primeira pela eliminação de conteúdo. E a segunda, por mudanças parciais, referente a propostas de abordagem dos conteúdos e pela inserção de problemas contextualizados, uso de recursos manipuláveis, de sugestão de uso da calculadora, uso da história da matemática e jogos. Dito de outra forma, as mudanças ocorreram principalmente na abordagem dos conteúdos, primeiro definição, depois exercícios. E com o tempo a formalização da definição só é abordada depois da apresentação de um entendimento por meio de um recurso didático manipulável ou por meio de um problema contextualizado. Por fim, de tudo que foi descrito a partir do exame efetuado é possível afirmar que os livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática , no período de 1982 a 2009, passaram por mudanças tanto em sua forma, como em relação à abordagem dos conteúdos e das possibilidades de uso em sala de aula, que a depender da ação do professor poderá desencadear novos processos de ensinar em que o aluno é transformado em um parceiro da ação pedagógica. E poderá concretizar um dos objetivos da Educação Matemática, no que diz respeito a minimizar os problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NAYARA_JANE_SOUZA_MOREIRA.pdf5,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.