Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Edenilse Batistapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:21Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:21Z-
dc.date.issued2013-04-22-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5159-
dc.description.abstractThe teaching of topics related to health has been a challenge for education, with regard to the possibility of ensuring effective learning and transforming attitudes and lifestyles. A preventive measure is to promote health awareness of their own bodies and their own sexuality that is embedded in it. Beyond the issues of training, knowledge of one´s own body can be a key factor in building the physical well-being, mental and social conditions. Therefore, this paper aims at identifying and describing conceptions of teachers of Biology Aracaju Grande on the body and the possible effects of these conceptions for pedagogical practice. Seeking to meet these objectives this work was conducted by a qualitative approach. The collection of information was made using the technique of semi-structured individual interviews. According to the results the teachers possess a design facing a symbolic body and a machine body. The latter, probably because the area of teacher training as undergraduates while the body is presented to them in a fragmented, disconnected from any context identity, whether sociocultural, ethnic, sexual or gender. The symbolic body is divided into several other bodies that are interrelated psychological body, erotic, Socioeconomic and aesthetics. Remember that the body is a building biopsicosocioeconomicocultural and therefore, understand, in a way, these conceptions. We teachers need to sensitize the students with respect to the appreciation of diversity that exists in the world body and the questioning of standardizations pertaining mainly to the body and sexualityeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores de biologia de Aracajupor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectCorpo humanopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectBiology teacherseng
dc.subjectHuman bodyeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleConcepções de docentes de biologia da grande Aracaju sobre corpopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466437510147547por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4771015709359419por
dc.contributor.advisor1Pagan, Acácio Alexandrept_BR
dc.description.resumoO ensino de temáticas relativas à saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Uma medida preventiva de promoção à saúde é o conhecimento do próprio corpo e da sexualidade que está embutida nele. Para além das questões ligadas à formação profissional, o conhecimento do próprio corpo pode ser um fator fundamental na construção do bem estar físico, mental e social do indivíduo. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo geral identificar e descrever concepções de docentes de Biologia da Grande Aracaju sobre corpo e identificar possíveis influências dessas concepções para a prática pedagógica. Buscando atender aos objetivos, este trabalho foi conduzido por uma abordagem qualitativa. A captação das informações foi feita com a utilização da técnica da entrevista individual semiestruturada. De acordo com os resultados, os/as professores/as possuem uma concepção voltada para um corpo simbólico e para um corpo máquina. Esta última, provavelmente, devido à área de formação dos/as docentes uma vez que, enquanto graduandos/as, o corpo lhes é apresentado de forma fragmentada, desvinculado de qualquer contexto identitário, seja sociocultural, étnico, sexual ou de gênero. O corpo simbólico subdivide-se em vários outros corpos que se interrelacionam que são o corpo psicológico, o erótico, o socioeconomicocultural e o estético. Lembramos que o corpo é uma construção biopsicosocioeconomicocultural e assim sendo, compreendemos, de certa forma, essas concepções. Nós, professores/as, precisamos sensibilizar os/as alunos/as no tocante à valorização da diversidade corporal que existe no mundo e ao questionamento das padronizações referentes, principalmente, ao corpo e à sexualidade.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDENILSE_BATISTA_LIMA.pdf985,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.