Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGraça, Janilce Santos Dominguespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:44Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:44Z-
dc.date.issued2011-05-04-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5198-
dc.description.abstractThe present work has as objective indentify the relations that the students from the Pedagogy course at Universidade Federal de Sergipe establish between didactic and the acquisition of mathematical knowledge lived at different moments of their schooling since basic education until college and analyze the process of mathematical knowledge acquisition as to the concept of number, indentifying and explicitating the appropriations which those teachers effectuated about these elements during the academic formation in Pedagogy. This study was developed from the interpretative paradigm of research through the qualitative nature of research and the ethnographic method. The main instruments of information collection used were questionnaires and autobiographic reports. The present work has as references the investigations from Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), among others. In this sense, this research aims to contribute to the institutions and to the society when it comes to the overcoming of challenges in the difficulties of learning mathematical contents and in the formation of teachers in the initial years of basic education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectCurso de Pedagogiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectPedagogy courseeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.titleA educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipepor
dc.title.alternativeEDUCATION MATH TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN THE COURSE OF THE UNIVERSITY OF PEDAGOGY SERGIPE.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648669930069675por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392706159125796por
dc.contributor.advisor1Soares, Maria José Nascimentopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar as relações que os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe estabelecem entre a didática e a aquisição de conhecimentos matemáticos vividos em diferentes momentos de sua escolarização desde a educação básica até o ensino superior e analisar o processo de aquisição do conhecimento matemático quanto ao conceito de número, identificando e explicitando as apropriações que tais professores efetuaram sobre tais elementos durante a formação acadêmica em Pedagogia. Este estudo foi desenvolvido a partir do paradigma interpretativo de pesquisa através da natureza qualitativa de pesquisa e do método etnográfico. Os principais instrumentos de coleta de informações utilizados foram questionários e relatos autobiográficos. O presente trabalho tem como referência as investigações de Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), entre outros. Nesse sentido, esta pesquisa visa contribuir para as instituições e para a sociedade no que tange à superação dos desafios nas dificuldades de se aprender conteúdos matemáticos e na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf759,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.