Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, José Uibson Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:46Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:46Z-
dc.date.issued2012-05-14-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5202-
dc.description.abstractStarting from the reality of physics teaching today, and that this teaching is sometimes criticized, then it is thought to contribute to its improvement. With this motivation this research is intended to understand how the use of Information and Communication Technologies can contribute to the facilitation of The Meaningful Learning in the physics teaching. Therefore, it was used as theoretical support The Meaningful Learning of Ausubel in itself, The Education Theory of Novak and Gowin‟s Teaching and Learning Model. The methodology used was the action research. Data collection was obtained from the concept maps created by the students as well as notes and audio recordings. For quantitative analysis of the maps was used the score suggested by Gowin and Alvarez (2005), generating a score for each map. As for the qualitative analysis we used the classification levels of the Taxonomy Cañas et al. (2006). From these analyzes, we observed evidence of significant learning tied to the contribution of ICT.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectICTeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.titleAs TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de físicapor
dc.title.alternativeThe ICT facilitate meaningful learning in physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4680358555943500por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9286730522002930por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Vianapt_BR
dc.description.resumoPartindo da realidade do ensino de Física atualmente, e que este ensino, em certas ocasiões, é alvo de críticas, pensa-se então em como contribuir para a sua melhoria. Com esta motivação, buscou-se com esta pesquisa compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pode contribuir para a facilitação da Aprendizagem Significativa no ensino de Física. Para tanto, foi usada como suporte teórico a própria Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, além da Teoria de Educação de Novak e do modelo de ensino-aprendizagem de Gowin. A metodologia usada foi a pesquisa-ação. A coleta de dados foi obtida a partir de mapas conceituais criados pelos alunos, assim como anotações e gravações em áudio. Para a análise quantitativa dos mapas, utilizou-se a pontuação sugerida por Gowin e Alvarez (2005), gerando um escore de cada mapa. Já para a análise qualitativa, utilizaram-se os níveis de classificação da Taxonomia de Cañas et al. (2006). A partir destas análises, foram observados indícios de aprendizagem significativa atrelada à contribuição das TIC.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf10,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.