Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Edvaldo José dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T18:15:49Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T18:15:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-12 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5207 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this dissertation, linked to Curriculum Research, Teaching and Teaching Methods of Natural Sciences and Mathematics, consisted of preparing an alternative proposal for teaching physics lab, anchored by a new methodological possibility of teaching. The adopted theoretical perspective indicated the fundamentals that discuss the need to insert innovative methods to make this education more accessible and less intimidating. The study relied on the concepts of reflective teacher and interdisciplinary nature, used as a reference for developing an activity of investigative character. In order to build critical awareness of the student, the proposal was applied to a specific group of students, checking for changes in attitudes as a result of this process of teaching and learning. After application of the material in a Federal Institute of Education, the city of Aracaju / SE, the results show that the developed proposal trends to facilitate student learning and reasoning. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ciência | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Atividades investigativas | por |
dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | eng |
dc.subject | Physics | eng |
dc.subject | Science | eng |
dc.subject | Student teaching | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | Elaboração, realização e resultados da aplicação de uma proposta alternativa para o ensino de ciências em aulas experimentais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6343498313550758 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1261928272185507 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ardila, Diógenes Reyes | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal objetivo desta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Currículo, Didáticas e Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática, consistiu em elaborar uma proposta alternativa para o ensino de laboratório de Física, ancorada em uma nova possibilidade metodológica de trabalho docente. A perspectiva teórica adotada indicou os fundamentos que discutem a necessidade de se inserir métodos inovadores para tornar esse ensino mais acessível e menos intimidador. O estudo apoiou-se nos conceitos de professor reflexivo e da interdisciplinaridade, utilizados como referência para desenvolver uma atividade de caráter investigativo. Visando à construção da consciência crítica do aluno, a proposta foi aplicada a um grupo específico de alunos, verificando-se as mudanças de atitudes em decorrência deste processo de ensino-aprendizagem. Após a aplicação do material em um Instituto Federal de Ensino, no município de Aracaju/SE, os resultados mostram que a proposta desenvolvida tende a facilitar a argumentação e o aprendizado discente. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDVALDO_JOSE_SANTOS.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.