Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Max Batistapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:17:11Z-
dc.date.available2017-09-26T18:17:11Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5231-
dc.description.abstractThis work results from an attempted synthesis of our study on the discussions held by Hegel on the formation of conscience in the transition period between youth and maturity, particularly between the years 1802 and 1807, years in which they were published, respectively, Faith and Knowledge and Phenomenology of Spirit. Apparently, this period wins in Hegel emphasis the importance of the concept of abstraction for knowledge. Attempt to show how the author works this concept from the process of formation of conscience to the apex of knowledge when the limit imposed by abstraction with the conquest of knowledge of the absolute is expired. Now retrace some of the main aspects of training process led us to some reflections on the positive role of abstraction, ie, that it is not just a cognitive loss, but is also the only way to move gradually from the particular to the whole.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHegelpor
dc.subjectConsciênciapor
dc.subjectFilosofia alemãpor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectAbstraçãopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectPhilosophy, Germaneng
dc.subjectAbstractioneng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectConsciousnesseng
dc.titleHegel : a abstração e seus desdobramentospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465420130800269por
dc.contributor.advisor1Tolle, Oliverpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de uma tentativa de síntese do nosso estudo acerca das discussões realizadas por Hegel sobre a formação da consciência no período de transição entre juventude e maturidade, particularmente entre os anos de 1802 e 1807, anos em que foram publicados, respectivamente, Fé e Saber e Fenomenologia do Espírito. Aparentemente, nesse período ganha em Hegel ênfase a importância do conceito de abstração para o conhecimento. Como tentaremos mostrar, o autor trabalha esse conceito desde o processo de formação da consciência até o ápice do conhecimento, quando é vencido o limite imposto pela abstração com a conquista do conhecimento do absoluto. Ora, reconstituir alguns dos aspectos principais desse processo de formação nos conduziu a algumas reflexões sobre o papel positivo da abstração, ou seja, de que ela representa não apenas uma perda cognitiva, mas que também é o único meio de passar paulatinamente do particular ao todo.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAX_BATISTA_VIEIRA.pdf540,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.