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dc.contributor.authorKoslowski, Adilson Alciomar-
dc.date.accessioned2013-06-04T19:56:04Z-
dc.date.available2013-06-04T19:56:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationKOSLOWSKI, A. A. As origens históricas do argumento evolutivo contra o naturalismo. Revista da UNIFEBE, Brusque, v. 2, p. 1-21, 2010. Disponível em: <http://www.unifebe.edu.br/revistadaunifebe/2010/artigo006.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2177-742X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/558-
dc.description.abstractEste artigo “As origens históricas do argumento evolutivo contra o naturalismo” tem como finalidade buscar as origens históricas do famoso argumento do filósofo americano Alvin Plantinga contra o naturalismo (1993). Seu argumento é que se a evolução e o naturalismo são ambos verdadeiros, as faculdades cognitivas humanas envolvidas para produzir crenças têm valor de sobrevivência (alimentar-se, defender-se e reproduzir-se), não necessariamente para produzir crenças que sejam verdadeiras. Portanto, desde que as faculdades cognitivas humanas são ajustadas para sobreviver antes que a verdade no modelo evolução-e-naturalismo, incluindo igualmente o naturalismo e a evolução. Por outro lado, se Deus criou o homem “a sua imagem” pelo processo evolucionário (ou algum outro meio), então Plantinga sustente que nossas faculdades provavelmente são confiáveis. Por sugestão de Beilby (2002) fizemos uma pesquisa bibliográfica para buscar as origens do argumento no livro “Milagres” de C. S. Lewis (1947) e em “Metafísica” de Richard Taylor (1965). Pensamos que esta reconstrução ajuda a compreender melhor o argumento de Plantinga, bem como mostrar sua novidade em relação a esses dois predecessores._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article “The historical origins of evolutionary argument against naturalism” it has as purpose inquires the historical origin of famous argument of American philosophy Alvin Plantinga against the naturalism (1993). His basic argument is that if evolution and naturalism are both true, human cognitive faculties evolved to produce beliefs that have survival value (feeding, fighting, and reproducing), not necessarily to produce beliefs that are true. Thus, since human cognitive faculties are tuned to survival rather than truth in the naturalism-cum-evolution model, there is reason to doubt the veracity of the products of those same faculties, including naturalism and evolution themselves. On the other hand, if God created man "in his image" by way of an evolutionary process (or any other means), then Plantinga argues our faculties would probably be reliable. For suggestion of Beilby (2002) we have making bibliographic research at seek the origins of argument in book “Miracles” of C. S Lewis (1947) and in “Metaphysics” of Richard Taylor (1965). We think that reconstruction help to comprehend better the argument of Plantinga and your novelty in relation that two predecessorspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlvin Plantingapt_BR
dc.subjectNaturalismopt_BR
dc.subjectEvolucionismopt_BR
dc.subjectClive Staples Lewispt_BR
dc.subjectRichard Taylorpt_BR
dc.titleAs Origens históricas do argumento evolutivo contra o naturalismopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
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