Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatias, Joelma Dias-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:31:39Z-
dc.date.available2017-09-27T13:31:39Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.citationMATIAS, Joelma Dias. Práticas amorosas e normas socioculturais nas narrativas epistolares de Emilia e Joaquim Fontes (1890-1895). 2017. 141 f. Dissertação (Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristõvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5667-
dc.description.abstractThis research analyzed the practices of love in Sergipe in the XIX century based on the experience of the couple Emilia and Joaquim Fontes, who bequeathed in the letters published in the literary work Luz na tormenta (1948) by Emilia Fontes, the love story lived by the two. We also understood how sociocultural rules controlled the practices of love in in the XIX Brazil, as well as the impressions built by Brazilian society of that century on the norms that regulated these practices. We also perceived femine behavior in the face of sociocultural rules that controlled the practices of love in Brazil in the XIX century. We use as main source the literay work Luz natormenta. We talk with the theories of Bourdieu (2002), Certeau (1994), Elias (2005) and Pais (2007) to understand that everyday life is marked by the coexistence of normativity and contingency, by a kind of unstable equilibrium of order. We found that Sergipe Emilia Fontes had a good part of her life controlled by the forces of a patriarchal power and, defying social conventions, opposed and resisted the rules that governed the loving practices of her time, employing procedures that favored her loving relationship with Joaquim. Therefore, we consider these positions of opposition and resistance to the norms presented by Emilia as a vestige of change in the behavior of the Aracajunian society about the norms that guided the practices of love in the late XIX century.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectHistória de Sergipepor
dc.subjectSéculo XIXpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectSentimentos e valorespor
dc.subjectPráticas amorosaspor
dc.subjectEmília Fontespor
dc.subjectJoaquim Fontespor
dc.subjectLuz na tormenta (romance)por
dc.subjectLove practiceseng
dc.subjectLight in the storm (novel)eng
dc.titlePráticas amorosas e normas socioculturais nas narrativas epistolares de Emilia e Joaquim Fontes (1890-1895)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3538043557184112por
dc.contributor.advisor1Silva, Augusto da-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou as práticas amorosas em Sergipe em fins do século XIX, partindo da experiência do casal Emilia e Joaquim Fontes, que legaram nas cartas editadas na obra Luz na tormenta (1948) de Emilia Fontes, a história de amor vivida pelos dois. Compreendemos ainda como as regras socioculturais controlavam as práticas amorosas no Brasil da década de 1890, além das impressões construídas pela sociedade brasileira desse século acerca das normas que regulamentavam essas práticas. Percebemos, também, o comportamento feminino diante das regras socioculturais que controlavam essas práticas amorosas no Brasil no século XIX. Utilizamos como fonte principal a obra Luz na tormenta. Fazemos uso de conceitos difundidos por Bourdieu (2002), Certeau (1994), Elias (2005) e Pais (2007) para entender que o cotidiano é marcado pela coexistência da normatividade e da contingência, por uma espécie de equilíbrio instável da ordem. Verificamos que a sergipana Emilia Fontes teve boa parte de sua vida controlada pelas forças de um poder patriarcal e, desafiando as convenções sociais, opôs-se e resistiu às regras que orientavam as práticas amorosas de sua época, empregando procedimentos que favoreceram seu relacionamento amoroso com Joaquim. Portanto, consideramos essas posturas de oposição e resistência às normas apresentadas por Emilia como um vestígio de mudança no comportamento da sociedade aracajuana acerca das normas que orientavam as práticas amorosas no final do século XIX.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
dc.contributor.advisor-co1Albuquerque, Samuel de Barros Medeiros-
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA_DIAS_MATIAS.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.