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dc.contributor.authorCruz, Itana Virginia Souza-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:39:41Z-
dc.date.available2017-09-27T13:39:41Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.identifier.citationCRUZ, Itana Virginia Souza. Instrumentos linguísticos na mídia digital : um estudo discursivo sobre a constituição do sujeito da gramatização brasileira contemporânea. 2017. 78 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5711-
dc.description.abstractAccording the Discourse Analysis of French tradition (AD), the work investigates the constitution of the subject of Brazilian grammar in contemporary digital media. As corpus, synopses and releases were selected from sites of Portuguese language grammar publishers (LP), or bookstores that commercialize them. These texts question the role of grammar in the teaching of language and defend an innovation in the grammatical field, that is, they are part of Discourse Formations (FD) of the historical process of grammar, having as a frame the institution of the Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB, 1959) and new teaching proposals linked to the Guidelines and Bases Law (LDB, 1996) and National Curricular Parameters (PCN, 1997). In addition, the texts are crossed by marketing speeches and media speeches, aimed at the sale of products / grammars, and marked by Imaginary Formations (FIm), that is, images produced by the subject enunciator about his position in that market, the position of the reader subject, his potential consumer, and the product offered to the latter. As well as the anticipations about the images that the reader will produce from the offer. For the basic theoretical-methodological procedures, the theoretical records in the works of M. Pêcheux (1990; 1997a; 1997b; 2012); E. Orlandi (2000; 2007; 2012), E. Guimarães (1996; 2002), S. Auroux (1992; 1998), S. Possenti (1996), among others were used. As analytical gestures, we deal with the object in dimensions, proposed by the Reference Framework for Analysis - QRA (BERNARDO-SANTOS, 2014). The first gesture is the description of the specificities of the document, ie the scope of circulation, the place / position subject of enunciation, in this case, the media. Next, we outline the predominant political-social scenario in the historical moment of Brazilian grammar and the process of discursive constitution of the subject under analysis, paying attention to the intersections of discursiveness and the effects of meaning in the selected documents. The analyzes point to divisions, traditional x innovative and grammatical x linguists.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLíngua portuguesa (gramática)por
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectMídia digitalpor
dc.subjectGramatização brasileirapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectBrazilian grammarizationeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleInstrumentos linguísticos na mídia digital : um estudo discursivo sobre a constituição do sujeito da gramatização brasileira contemporâneapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294987455287551por
dc.contributor.advisor1Bernardo-Santos, Wilton James-
dc.description.resumoÀ luz da Análise de Discurso de tradição francesa (AD), o trabalho investiga a constituição do sujeito da gramatização brasileira na mídia digital contemporânea. Como corpus, foram escolhidos sinopses e releases extraídos de sites de editoras de gramáticas de Língua Portuguesa (LP), ou de livrarias que as comercializam. Esses textos questionam o papel da gramática no ensino de língua e defendem uma inovação no campo gramatical, ou seja, são parte de Formações Discursivas (FD) do processo histórico de gramatização, tendo como marco a instituição da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB, 1959) e as novas propostas de ensino vinculadas à Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997). Além disso, os textos são atravessados por discursos mercadológico e midiático, com vistas à venda dos produtos/gramáticas, e marcados por Formações Imaginárias (FIm), isto é, imagens produzidas pelo sujeito enunciador acerca de sua posição nesse mercado, da posição do sujeito leitor, seu consumidor potencial, e do produto oferecido a este último. Há, ainda, as antecipações acerca das imagens que o leitor produzirá a partir da oferta. Para os procedimentos teórico-metodológicos básicos, aportamos os expedientes nos trabalhos de M. Pêcheux (1990; 1997a; 1997b; 2012); E. Orlandi (2000; 2007; 2012), E. Guimarães (1996; 2002), S. Auroux (1992; 1998), S. Possenti (1996), entre outros. Como gestos analíticos, lidamos com o objeto em dimensões propostas pelo Quadro de Referências para Análise – QRA (BERNARDO-SANTOS, 2014). O primeiro gesto é a descrição das especificidades do documento, isto é, o âmbito de circulação, o lugar/posição sujeito da enunciação, no caso, a mídia. Em seguida, delineamos o cenário político-social predominante no momento histórico da gramatização brasileira e o processo de constituição discursiva do sujeito em análise, atentando para os entrecruzamentos de discursividades e os efeitos de sentido nos documentos selecionados. As análises apontam para divisões como tradicional x inovador e gramáticos x linguistas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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