Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Daniel Ribeiro de-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:39:41Z-
dc.date.available2017-09-27T13:39:41Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.citationLIMA, Daniel Ribeiro de. O inglês não padrão nas provas do ENEM : estudo de caso na perspectiva da variação linguística e do letramento. 2016. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5712-
dc.description.abstractThe teaching and learning of the English language, in their multimodalities, have been targets of research involving educators and learners. In the context of globalization, language is not a language that belongs exclusively to a nation: in this context, the mastery of foreign languages and the study of a global language, like English, for example, are crucial elements in the whole educational process. In these terms, this dissertation proposes some reflections, in particular, the description of textual genres in non-standard English texts taken from the ENEM, as well as analyze the linguistic variation of them by correlating these uses with the proposal of official documents about the English teaching in high school, as the PNLD. As theoretical-methodological assumptions, the research is based on Applied Sociolinguistics to language teaching, on literacy and language teaching and on textual genres. That comes from the argument that both the ENEM and the notice of PNLD are shaping the practices of reading and text genres involving linguistic variation in English language, not only in American English, but also in other countries, which justifies the inclusion of variants, such as Black English in texts from the ENEM. It is hoped that this study will contribute to the field of applied Sociolinguistics to second language in Brazil, as well as giving teachers teaching practices signed not only formal level of language, but also in their degrees of formality/informality in the most diverse uses.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectSociolinguística aplicadapor
dc.subjectVariantespor
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)por
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectApplied sociolinguisticseng
dc.subjectVariantseng
dc.titleO inglês não padrão nas provas do ENEM : estudo de caso na perspectiva da variação linguística e do letramentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273378965651922por
dc.contributor.advisor1Reis, Marileia Silva dos-
dc.description.resumoO ensino e a aprendizagem da língua inglesa, nas suas multimodalidades, têm sido alvos de pesquisas envolvendo educadores e aprendizes. Na perspectiva da globalização, uma língua não é um idioma pertencente exclusivamente a uma nação: nesse contexto, o domínio de línguas estrangeiras e o estudo de um idioma de alcance global, como o inglês, por exemplo, são elementos cruciais em todo o processo educacional. Nesses termos, a presente dissertação propõe-se a algumas reflexões, em especial, a de descrever gêneros de textos de inglês não-padrão nas provas do ENEM, bem como analisar a variação linguística neles contemplada, correlacionando esses usos à proposta dos documentos oficiais sobre o ensino de inglês no Ensino Médio, sendo o PNLD um deles. Como pressupostos teórico-metodológicos, a pesquisa se apoia na Sociolinguística Aplicada ao ensino de línguas e em estudos sobre o letramento e ensino de língua e gêneros textuais. Parte-se do argumento de que, tanto o ENEM quanto o edital do PNLD, já estão se moldando às práticas de leitura e de gêneros textuais envolvendo variação linguística em língua inglesa, não somente do inglês americano, mas também do falado em outros países, o que justifica a inclusão de variantes, como o Black English em questões do ENEM. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a área da sociolinguística aplicada à segunda língua no Brasil, além de assegurar ao professor práticas de ensino firmadas não apenas no nível formal do idioma, mas também em seus graus de formalidade/informalidade nos mais diversos usos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
dc.contributor.advisor-co1Santos, Geralda Lima de Oliveira-
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL_RIBEIRO_LIMA.pdf823,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.