Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:40:00Z-
dc.date.available2017-09-27T13:40:00Z-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5744-
dc.description.abstractThe present dissertation had aimed to analyze the concept of devil in the novel: Grande sertão: veredas (1956), by Guimarães Rosa. It was attempted to verify the cultural traces in the process of demonification, accomplishing a historic-cultural and literary study, from the Christian tradition until the contemporaneity, establishing a correlation with the previously mentioned novel. In it, we observed Satan s infernal character, in an obsessing manner, as the mind s representative restricted to the colective imaginative of bachlands. In the author and in Riobaldo, the narrator, both we notice a new perspective concerning the idea of inner devil symbolizing the personification of evil linked to the human condition. In this direction, I unleash the subject from demonological creeds, in the status of free spirit, it seems to become autonomous, as the possessor of its own actions and the detainer of its own fate.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrande Sertão: veredas (romance)por
dc.subjectDiabopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectEspírito livrepor
dc.subjectPathseng
dc.subjectDevileng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectFree spiriteng
dc.titleO demônio interior em Grande Sertão : veredaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1503459170349119por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556033791893713por
dc.contributor.advisor1Santos, Josalba Fabiana dospt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação foi analisar a concepção de diabo no romance Grande sertão: veredas (1956), de Guimarães Rosa. Procuramos averiguar os vestígios culturais do processo de demonização, realizando um estudo histórico-cultural e literário, desde a tradição cristã até a época contemporânea, estabelecendo uma co-relação com o referido romance. Neste, constatamos a figura do Satã infernal, de caráter obsedante, como representação mental restrita ao imaginário coletivo do sertão. Verificamos uma nova perspectiva, tanto no autor quanto no personagem Riobaldo, a respeito da noção de diabo interior simbolizando a personificação do mal vinculado à condição humana. Por esse viés, liberto das crenças demonológicas, o sujeito, na condição de espírito livre, parece tornar-se autônomo, como dono de suas ações e detentor de seu próprio destino.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO_GOMES_ANDRADE.pdf652,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.