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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Mônica Maria Soarespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:40:02Z-
dc.date.available2017-09-27T13:40:02Z-
dc.date.issued2012-09-30-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5748-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectProvinha Brasilpor
dc.subjectHabilidade de Leiturapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectCurso de Pedagogiapor
dc.titleAvaliação de políticas públicas para alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2187677969815925por
dc.contributor.advisor1Freitag, Raquel Meister Ko.pt_BR
dc.description.resumoOs resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sistemas de avaliação de larga escala, através dos quais o governo brasileiro avalia a educação escolar e do Programa para Avaliação Internacional de estudantes (PISA) sistema internacional de mesmo intuito demonstram que a escola não vem desempenhando sua função de formar leitores competentes, nem tem cultivado a rotina regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Talvez a resposta esteja na alfabetização infantil. Nesta linha, o Governo Federal passou a aplicar a Provinha Brasil instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização nos 2º anos das escolas públicas brasileiras, desde 2008; tal exame, em longo prazo, poderá melhorar o desempenho em leitura dos brasileiros. Esta dissertação tem o objetivo de averiguar se a formação do professor alfabetizador e o conhecimento prévio do documento levam o aluno a atingir o sucesso na Provinha Brasil. Para tanto, acompanhamos duas aplicações da Provinha Brasil, realizadas numa escola da rede municipal de Aracaju, no ano de 2010, para verificarmos se o professor segue as orientações contidas no Caderno do Professor/Aplicador e qual o perfil de formação desse profissional. Na etapa bibliográfica, apuramos as concepções linguísticas que norteiam a Provinha Brasil, para comparar com os conteúdos apresentados nas ementas e programas de disciplinas dos cursos de Pedagogia do estado (instituições formadoras dos professores alfabetizadores). Constatamos que esses cursos têm uma grade curricular não convergente com as teorias que orientam a Provinha Brasil. Tal discrepância pode influenciar na aplicação do teste e, mais importante, na orientação dos resultados obtidos. Outro fator identificado na análise da aplicação foi a falta de uma leitura prévia do material por parte do professor alfabetizador, visto que muitas instruções não são seguidas pelo docente ou transmitidas por ele aos alunos, comprometendo a verossimilhança da coleta dos resultados. E, nas entrevistas realizadas com os professores, constatamos o receio destes profissionais de terem sua prática docente na condição de alfabetizadores avaliada em função dos resultados destes testes. Resultadosestes que sugerem remodelamento da estrutura educacional, com orientações para a readequação curricular dos cursos de formação de professores alfabetizadores e com a realização de treinamentos para os professores aplicadores do teste.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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