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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rosário, Mônica Maria Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-27T13:40:02Z | - |
dc.date.available | 2017-09-27T13:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5748 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | História da educação | por |
dc.subject | Provinha Brasil | por |
dc.subject | Habilidade de Leitura | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Curso de Pedagogia | por |
dc.title | Avaliação de políticas públicas para alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha Brasil | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2187677969815925 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitag, Raquel Meister Ko. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sistemas de avaliação de larga escala, através dos quais o governo brasileiro avalia a educação escolar e do Programa para Avaliação Internacional de estudantes (PISA) sistema internacional de mesmo intuito demonstram que a escola não vem desempenhando sua função de formar leitores competentes, nem tem cultivado a rotina regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Talvez a resposta esteja na alfabetização infantil. Nesta linha, o Governo Federal passou a aplicar a Provinha Brasil instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização nos 2º anos das escolas públicas brasileiras, desde 2008; tal exame, em longo prazo, poderá melhorar o desempenho em leitura dos brasileiros. Esta dissertação tem o objetivo de averiguar se a formação do professor alfabetizador e o conhecimento prévio do documento levam o aluno a atingir o sucesso na Provinha Brasil. Para tanto, acompanhamos duas aplicações da Provinha Brasil, realizadas numa escola da rede municipal de Aracaju, no ano de 2010, para verificarmos se o professor segue as orientações contidas no Caderno do Professor/Aplicador e qual o perfil de formação desse profissional. Na etapa bibliográfica, apuramos as concepções linguísticas que norteiam a Provinha Brasil, para comparar com os conteúdos apresentados nas ementas e programas de disciplinas dos cursos de Pedagogia do estado (instituições formadoras dos professores alfabetizadores). Constatamos que esses cursos têm uma grade curricular não convergente com as teorias que orientam a Provinha Brasil. Tal discrepância pode influenciar na aplicação do teste e, mais importante, na orientação dos resultados obtidos. Outro fator identificado na análise da aplicação foi a falta de uma leitura prévia do material por parte do professor alfabetizador, visto que muitas instruções não são seguidas pelo docente ou transmitidas por ele aos alunos, comprometendo a verossimilhança da coleta dos resultados. E, nas entrevistas realizadas com os professores, constatamos o receio destes profissionais de terem sua prática docente na condição de alfabetizadores avaliada em função dos resultados destes testes. Resultadosestes que sugerem remodelamento da estrutura educacional, com orientações para a readequação curricular dos cursos de formação de professores alfabetizadores e com a realização de treinamentos para os professores aplicadores do teste. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONICA_MARIA_SOARES_ROSARIO.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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