Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5758
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Nívea da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-27T13:40:08Z | - |
dc.date.available | 2017-09-27T13:40:08Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5758 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Atos de fala (Linguística) | por |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Lógica | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Ensino de leitura | por |
dc.subject | Pragmática | por |
dc.subject | Logic | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Speech acts (Linguistics) | eng |
dc.title | Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1370723257405833 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7766568615672480 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Leilane Ramos da | pt_BR |
dc.description.resumo | A concepção de linguagem como processo de interação atua como principal norteadora do atual ensino de língua portuguesa. Dentro dos estudos linguísticos, é conhecida como interacionista a perspectiva que defende a ideia de linguagem como, simultaneamente, produto e processo, constituídos na relação entre interlocutores inseridos num contexto comunicativo e social. Várias teorias linguísticas compõem essa perspectiva, dentre as quais destacamos a Pragmática como base teórica deste estudo. Em suas origens, a Pragmática foi definida como um nível de análise, um componente da relação triádica do signo linguístico, conforme a teoria peirceana. Levinson (2007), por sua vez, traz à luz a visão da Pragmática como uma perspectiva, em que o foco de análise é a relação entre intenção (locutor), contexto e compreensão (interlocutor). A Pragmática representa uma contribuição fundamental para práticas docentes eficazes, que desenvolvam nos alunos a competência para produzir discursos adequados às diversas situações de enunciação e para lidar com a complexa variedade de aspectos envolvidos. Diante da importância dessa perspectiva para o ensino de língua, os livros didáticos passaram a incorporar a exploração dos aspectos dessa ordem em seus conteúdos, mas a representatividade dessa abordagem nas coleções didáticas ainda é pouco expressiva. No âmbito dessa problemática, propomos analisar a formação do leitor no livro didático do Ensino Médio, com o objetivo geral de investigar a leitura de gêneros argumentativos à luz da abordagem dos atos de fala. Abordaremos os aspectos dessa questão sob a orientação da perspectiva sociointerativa da cognição, assim como definida por Marcuschi (2008). Nesse viés, corroboramos as ideias de Kleiman (2011) ao entendermos a leitura como processo de produção de sentidos e construção do conhecimento mediado pelo contexto sociocultural. Para o cumprimento do nosso objetivo, selecionamos como corpus os três livros da coleção didática do Ensino Médio Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Essa coleção foi uma das onze indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (Ensino Médio) e foi a opção mais escolhida nas escolas da rede pública de Aracaju. Nosso foco são os gêneros argumentativos da modalidade escrita, tendo em vista a classificação de Dolz & Sheneuwly (2004). Os gêneros argumentativos que compõem o corpus são: artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta de leitor e carta de reclamação/solicitação. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de leitura considerando-se a perspectiva pragmática da linguagem. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NIVEA_SILVA_BARROS.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.