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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Nívea da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:40:08Z-
dc.date.available2017-09-27T13:40:08Z-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5758-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtos de fala (Linguística)por
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopor
dc.subjectLógicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectEnsino de leiturapor
dc.subjectPragmáticapor
dc.subjectLogiceng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSpeech acts (Linguistics)eng
dc.titleArgumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370723257405833por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766568615672480por
dc.contributor.advisor1Silva, Leilane Ramos dapt_BR
dc.description.resumoA concepção de linguagem como processo de interação atua como principal norteadora do atual ensino de língua portuguesa. Dentro dos estudos linguísticos, é conhecida como interacionista a perspectiva que defende a ideia de linguagem como, simultaneamente, produto e processo, constituídos na relação entre interlocutores inseridos num contexto comunicativo e social. Várias teorias linguísticas compõem essa perspectiva, dentre as quais destacamos a Pragmática como base teórica deste estudo. Em suas origens, a Pragmática foi definida como um nível de análise, um componente da relação triádica do signo linguístico, conforme a teoria peirceana. Levinson (2007), por sua vez, traz à luz a visão da Pragmática como uma perspectiva, em que o foco de análise é a relação entre intenção (locutor), contexto e compreensão (interlocutor). A Pragmática representa uma contribuição fundamental para práticas docentes eficazes, que desenvolvam nos alunos a competência para produzir discursos adequados às diversas situações de enunciação e para lidar com a complexa variedade de aspectos envolvidos. Diante da importância dessa perspectiva para o ensino de língua, os livros didáticos passaram a incorporar a exploração dos aspectos dessa ordem em seus conteúdos, mas a representatividade dessa abordagem nas coleções didáticas ainda é pouco expressiva. No âmbito dessa problemática, propomos analisar a formação do leitor no livro didático do Ensino Médio, com o objetivo geral de investigar a leitura de gêneros argumentativos à luz da abordagem dos atos de fala. Abordaremos os aspectos dessa questão sob a orientação da perspectiva sociointerativa da cognição, assim como definida por Marcuschi (2008). Nesse viés, corroboramos as ideias de Kleiman (2011) ao entendermos a leitura como processo de produção de sentidos e construção do conhecimento mediado pelo contexto sociocultural. Para o cumprimento do nosso objetivo, selecionamos como corpus os três livros da coleção didática do Ensino Médio Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Essa coleção foi uma das onze indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (Ensino Médio) e foi a opção mais escolhida nas escolas da rede pública de Aracaju. Nosso foco são os gêneros argumentativos da modalidade escrita, tendo em vista a classificação de Dolz & Sheneuwly (2004). Os gêneros argumentativos que compõem o corpus são: artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta de leitor e carta de reclamação/solicitação. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de leitura considerando-se a perspectiva pragmática da linguagem.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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