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dc.contributor.authorOliveira, Derli Machado dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:40:23Z-
dc.date.available2017-09-27T13:40:23Z-
dc.date.issued2010-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Derli Machado de. Testemunho, mídia e prosperidade : o evangelho segundo o capitalismo neoliberal. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5784-
dc.description.abstractThis work entails a study on the religious discourse of the Universal Church of the Kingdom of God, drawn by the analysis of the testimony of members of this church, publicized at the section Overcoming of the "Folha Universal" newspaper. The core of these discussions is focused on the notion of changes in the discursive practices, proposed by Fairclough (2001, 2008), according to which the social activities of education, medical, and religion, for example, are fruits of this market invasion and resulting of the pressure so that these institutions evolve with new activities that are defined mostly by news discursive practives (such as marketing). This author complements stating that the colonization of the existing activities by external speeches as the one of publicity provokes relexicalization of activities and relations. As an example, the author mentions some kinds of relexicalizations which happen in the teaching field, where learners are seen as consumers or clients and the courses as packages or products . It also stands out a more subtle restructuring of the discursive practices of education types of speech (genders, styles, etc.) that are therefore used (FAIRCLOUGH, 2008, p.25). It is used as a theoretical and methodological foundation, the Critical Discourse Analysis. We focus this research on the changes in the domain of the religious discourse, its constitution in the posmodern heterogeneity, and on the way the other discourse, specially of publicity (in the midia), have framed their style and identity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectDiscurso religiosopor
dc.subjectTestemunhopor
dc.subjectNeopentecostalismopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectTeologia da prosperidadepor
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectReligious discourseeng
dc.subjectTestimonyeng
dc.subjectNeopentecostalismeng
dc.subjectMidiaeng
dc.subjectTheology of prosperityeng
dc.titleTestemunho, mídia e prosperidade : o evangelho segundo o capitalismo neoliberalpor
dc.title.alternativeTESTIMONY, MIDIA AND PROSPERITY: the gospel according to neo-liberal capitalismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130365050644277por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0743019098101887por
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Cleide Emília Fayept_BR
dc.description.resumoEste trabalho compreende um estudo do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, elaborado a partir da análise do testemunho de fiéis dessa Igreja, veiculado na seção Superação do Jornal Folha Universal. O eixo central das discussões desta pesquisa se situa na noção de mudanças nas práticas discursivas, proposta por Fairclough (2001, 2008), segundo a qual as atividades sociais de educação, médica, e religião, por exemplo, são frutos da invasão do mercado e resultado da pressão para que essas instituições se envolvam com novas atividades que são definidas em grande parte por novas práticas discursivas (como marketing). Esse autor complementa afirmando que a colonização das atividades já existentes por tipos de discurso exteriores como o da publicidade provoca relexicalizações de atividades e relações. Como exemplo o autor cita alguns tipos de relexicalizações que acontecem na área do ensino, onde aprendizes são vistos como consumidores ou clientes e os cursos como pacotes ou produtos . Destaca também uma reestruturação mais sutil das práticas discursivas da educação os tipos de discurso (gêneros, estilos, etc.) que aí são usados (FAIRCLOUGH, 2008, p.25). Utilizando-se como suporte teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso, focalizaremos nesta pesquisa as mudanças no domínio discursivo religioso, sua constituição na heterogeneidade pós-moderna, e a forma como outros discursos, especialmente o da publicidade (na mídia), tem moldado seu estilo e identidade.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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