Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrata, Luiz Alberto Cezarpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:40:39Z-
dc.date.available2017-09-27T13:40:39Z-
dc.date.issued2012-04-16-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5824-
dc.description.abstractPortuguese teaching has been nowadays treated under new perspectives, among them contextualization, developing subsides so that language study can be done in a way to work students communicative abilities. This research is part of Text Linguistics and Sociodiscursive Interactionism and it is justified by the necessity and the search for renewing the Portuguese teaching, based on enunciative perspectives and the transposition of text genres and didactic sequences for their uses in class. This research is a semi-experimental one, developed in the 9th year of elementary school at Cicero Ferreira Guerra School, with a model of 29 students; the central aim is to present a theoretical model of Mother Tongue, based on an only thematic axis, the didactic sequence The beauty Standard , and also based on some authors, such as: Arendt (2007), Beveniste (1989), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008/2010), Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004). Therefore, it was used linguistic studies which has been developed over the last decades, and privilege the use of different themes and texts from students daily lives, and thanks to that practice, getting better reading levels, comprehension and production of different text genres by students involved in this research.pt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesa contextualizadopor
dc.subjectLinguística textualpor
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectContextualized portuguese teachingeng
dc.subjectText linguisticseng
dc.subjectSocio-discursive interactionismeng
dc.subjectText genreseng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.titleEnsino contextualizado de língua portuguesa “os padrões de beleza” : sequência didática para o 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5444194075079087por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287904921843972por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Denise Portopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Português na contemporaneidade tem sido tratado sob novas perspectivas, dentre elas a contextualização, ao se desenvolver subsídios para que o estudo de Língua seja feito de modo a contemplar as habilidades comunicativas do aluno. Este trabalho está circunscrito nas áreas da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo e se justifica pela necessidade e pela busca de renovação do ensino de Língua Portuguesa, baseando-se nas perspectivas enunciativas e na transposição dos gêneros textuais e das sequências didáticas para seus usos em sala de aula. A pesquisa é de cunho semiexperimental, realizada no 9º ano, turma única, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Cícero Ferreira Guerra, com uma amostragem de 29 alunos; tem como objetivo central apresentar um modelo teórico de ensino de Língua Materna baseado em um único eixo temático, a sequência didática Os padrões de beleza ; e se fundamenta em alguns autores, dentre eles: Arendt (2007), Beveniste (1989), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008/2010), Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004). Neste sentido, utilizaramse, neste trabalho, estudos linguísticos que vêm sendo desenvolvidos nas últimas décadas e privilegiam a utilização dos diversos temas e textos que estão presentes no convívio diário dos alunos, chegando, por meio desta pesquisa, à ampliação dos níveis de leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais por parte dos discentes nela envolvidos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ_ALBERTO_CEZAR_PRATA.pdf930,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.