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dc.contributor.authorSantos, Graziela Lins-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:53:25Z-
dc.date.available2017-09-27T13:53:25Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Graziela Lins. Adolescência sob controle : discernimento e desenvolvimento como relações de poder. 2017. 90 f. Dissertação (Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5937-
dc.description.abstractThe present research aims to discuss how the notions of discernment and development present in the PEC 171 are configured as power relations in the construction of the adolescent offender and how they are updated with the human capital theory. For this purpose, we will use a method of genealogical inspiration, trying to do a search that does not seek an origin for the facts studied or a causal correspondence between present and past, but which proposes to tell a story that goes back to the fields of struggle / power that allowed the emergence of these relations. In this way, the normalization of the judiciary will be discussed, as a means to study discernment, as well as new conceptions of childhood and adolescence in the legislation, which refer education as a means of development. Finally, we will associate the discussions made with the theories of development and human capital, which underpin and reinforce the need for education for a ready human being and a developed country.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectAdolescente infratorpor
dc.subjectDiscernimentopor
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectAdolescent offendereng
dc.subjectDiscernmenteng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectHuman capitaleng
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.titleAdolescência sob controle : discernimento e desenvolvimento como relações de poderpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334292205818490por
dc.contributor.advisor1Ferreri, Marcelo de Almeida-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo discutir como as noções de discernimento e desenvolvimento presentes na PEC 171 se configuram como relações de poder na construção do adolescente infrator e como se atualizam com a teoria do capital humano. Para tal intento, utilizaremos um método de inspiração genealógica, tentando fazer uma pesquisa que não busque uma origem para os fatos estudados ou uma correspondência causal entre presente e passado, mas que se proponha a contar uma história que remonte aos campos de luta/poder que permitiram o surgimento dessas relações. Desse modo, será discutida a normalização do judiciário, enquanto meio para estudo do discernimento, bem como as novas concepções de infância e adolescência na legislação, que remetem a educação como meio de desenvolvimento. Por fim, associaremos as discussões feitas com as teorias do desenvolvimento e capital humano, as quais embasam e reforçam a necessidade de educação para um ser humano pronto e um país desenvolvido.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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