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dc.contributor.authorGrisi, Erika Portopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:53:29Z-
dc.date.available2017-09-27T13:53:29Z-
dc.date.issued2014-03-03-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5947-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFoucault, Michel - 1926-1984por
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectCartaspor
dc.subjectLetterseng
dc.subjectOccupational trainingeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectSocial psychologyeng
dc.titleFragmentos e correspondências de uma formação por virpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8689081654250659por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861716415095070por
dc.contributor.advisor1Lopes, Kleber Jean Matospt_BR
dc.description.resumoAs linhas que compõem esta pesquisa são formadas por partículas de história, fragmentos de experiência, potencializados pelo encontro com pensadores como Michel Foucault de quem tomo as principais ferramentas para formular as questões deste trabalho , Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larrosa e tantos outros que favorecem um olhar criador para os processos formativos. Encarar a formação como uma prática é também percebê-la sob a mesma condição que coloca Foucault para pensar a liberdade, uma vez que não se trata de ser definitivamente livre ou submisso, mas de admitir que liberdade é exercício que se constitui nas minúcias ordinárias da vida de uma estudante, professora, pesquisadora, em seu dia-a-dia sempre atravessado por resistências e relações de poder para com os outros e para consigo mesma; um fazer que reverbera a cada vez, um exercício constante, uma experimentação permanentemente avaliada. Inicialmente, problematizo a formação acadêmica a partir da noção de prática, passando à concepção de práticas de liberdade, ambas apreendidas desde o pensamento foucaultiano, para formular um primeiro questionamento: se a formação é uma prática, de que modo é possível fazer dela uma prática de liberdade?; em seguida, percorrendo as trilhas sinalizadas por Foucault e Larrosa, proponho um olhar para a formação como experiência, ou seja, como aquilo de que saímos transformados, do que sucedem novas perguntas: se não se pode ensinar ou aprender uma experiência, então que uso podemos fazer dela na formação?; Se a experiência é um caminho sem volta , qual o sentido de narrá-la? Como fazê-lo?; por fim, dando curso a estes questionamentos e fazendo um uso circunstanciado das reflexões foucaultianas sobre a escrita de si , discuto a escrita como problema e procedimento, a partir do que sustento a eleição das estratégias narrativas construídas nos capítulos seguintes, isto é, o fragmento e a correspondência como estilos de escrita-pensamento da formação como estudante, professora e pesquisadora.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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