Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5995
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Sarah Monteiro de Castro Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:53:49Z-
dc.date.available2017-09-27T13:53:49Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Sarah Monteiro de Castro Tavares. A face transgressora da piada : embates entre o riso e a censura. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5995-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the transgressor character of the joke, conceiving it as an instrument of socio-political and institutional critique, according as it found the opportunity to contest, covertly, authority figures, despite of social restrictions. The first chapter, entitled A Brief History of laughter in three stages, aims to present the story of laughter along the major historical periods of mankind, namely, the greco-roman Antiquity, the middle ages and modernity. Over the centuries, laughter was the subject of countless debates among politicians and intellectuals about their merits in sociocultural order, always marked by alternating moments of elation and interdiction. In the second chapter, entitled The joke and its vicissitudes in the Freudian discourse, we propose to investigate the problem of jokes on the life and work of Freud. Initially, we address the german and jewish cultural heritage, whose influence proved decisive to attract the interest of the author for the matter concerned. Then we present the status of the jokes in Freud´s work, highlighting two specific texts related to that issue, namely, Jokes and Their Relation to the Unconscious (1905) and Humor (1927). In the third chapter, entitled To the clipboard comrades: clashes between the jokes and censorship in contemporary society, we will analyze some contemporary examples that show this relationship. We emphasize, above all, two satirical tabloids: the Pasquim and the Charlie Hebdo. It should be noted that both weeklies faced a strong censorship by more conservative institutions, notably the military government and religious fundamentalism.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRisopor
dc.subjectPiadapor
dc.subjectCensurapor
dc.subjectTransgressãopor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectCensurapor
dc.subjectHumorismopor
dc.subjectRisopor
dc.subjectAnedotaspor
dc.subjectLaughtereng
dc.subjectJokeeng
dc.subjectCensorshipeng
dc.subjectTransgressioneng
dc.titleA face transgressora da piada : embates entre o riso e a censurapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587998822137113por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075099096967461por
dc.contributor.advisor1Coelho, Daniel Menezespt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo discutir o caráter transgressor da piada, concebendo-a enquanto um instrumento de crítica sócio-político-institucional, na medida em que nela encontramos a possibilidade de contestar, de forma dissimulada, as figuras de autoridade, a despeito das restrições sociais. O capítulo inicial, intitulado Uma breve história do riso em três tempos, tem como escopo apresentar a história do riso ao longo dos principais períodos históricos da humanidade, a saber, a Antiguidade greco-romana, a idade média e a modernidade. Ao longo dos séculos, o riso foi tema de incontáveis debates entre políticos e intelectuais no que tange a seus méritos na ordem sociocultural, sempre marcado por momentos alternados de exaltação e interdição. No segundo capítulo, cujo título é A piada e suas vicissitudes no discurso freudiano, nos propomos a investigar a problemática das piadas na vida e obra de Freud. Inicialmente, abordamos a herança cultural germânica e judaica, cuja influência mostrou-se decisiva para atrair o interesse do autor pela problemática em questão. Em seguida, apresentamos o estatuto das piadas na obra freudiana, destacando dois textos específicos relacionados àquela temática, a saber, Os chistes e sua relação com o inconsciente (1905) e O humor (1927). No terceiro capítulo, intitulado À prancheta camaradas: embates entre as piadas e a censura na contemporaneidade, analisaremos alguns exemplos contemporâneos que evidenciam essa relação. Destacamos, sobretudo, dois folhetins satíricos: o Pasquim e o Charlie Hebdo. Cabe salientar que ambos os semanários enfrentaram uma forte censura por parte de instituições mais conservadoras, notadamente, o governo militar e o fundamentalismo religioso.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SARAH_MONTEIRO_CASTRO_TAVARES_FIGUEIREDO.pdf2,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.