Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6001
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlmeida, Alan Magno Matos dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T13:53:52Z-
dc.date.available2017-09-27T13:53:52Z-
dc.date.issued2011-04-15-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6001-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the concepts and practices related to learning disabilities according to the report of the municipal public school‟ teachers in Aracaju / SE. Thus, we interviewed eight teachers with higher education completed, the sample was selected by the criterion of convenience according to the following requirements to be teaching at the elementary school from first to fifth year, and agreed to participate. We used a semi-structured interview, where the collection of data regarding the characterization of the professionals (age, sex, time of graduation, degree, etc.). Their prior training, these professionals concepts about the learning disabilities; intervention practices they use and the advantages and difficulties encountered in its operations related to that theme. The results indicated that teachers do not use standardized procedures to work with children with learning disabilities; is more common the communication for parents and Educational Center on the difficulty of the child. The graduation and specialization courses are insufficient in preparing teachers to work with these children. The teachers demonstrated difficulties both in defining what would be like learning disabilities indicated that the greatest difficulty in working with these children is that there is a lack of technical staff within the school, which could be providing support to these children. There is also the fact that children with learning disabilities are sent for out of school for the CRAS, CREESE and CAPS and in the process there is the loss of contact by teachers with the work being done, only having access to a final report. Finally, the teachers suggest that these children attend schools in the institution with a specialized team consisting of psychologists, educational psychologists and doctors.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.subjectLearning disabilitieseng
dc.subjectSchool psychologyeng
dc.subjectTeachers conceptionseng
dc.titleConcepções de professores da rede pública de ensino sobre dificuldades de aprendizagem no contexto escolarpor
dc.title.alternativeCONCEPTIONS OF TEACHERS OF PUBLIC EDUCATION NETWORK OF LEARNING DIFFICULTIES IN THE SCHOOL CONTEXT.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128012036288070por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834202884512455por
dc.contributor.advisor1Pardo, Maria Benedita Limapt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo analisar concepções e práticas relacionadas às dificuldades de aprendizagem de acordo com o relato de professoras da rede pública municipal de ensino de Aracaju/SE. Assim, foram entrevistadas oito professoras com ensino superior completo e a amostragem foi selecionada pelo critério de conveniência obedecendo aos requisitos de estar lecionando no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano e concordância em participar da pesquisa. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, em que houve o levantamento dos dados quanto à caracterização dos profissionais (idade, sexo, tempo de graduação, titulação, etc.); sua formação prévia; às concepções desses profissionais sobre dificuldades de aprendizagem; às práticas de intervenção utilizadas por eles e às facilidades e dificuldades encontradas na sua atuação relacionadas a essa temática. Os resultados apontaram que os professores não utilizam procedimentos padronizados para atuar com as crianças com dificuldades de aprendizagem, sendo mais comum a comunicação aos pais e à Coordenação Pedagógica sobre a dificuldade da criança. A formação pela graduação e os cursos de especialização se mostraram insuficientes no preparo das professoras para atuar com essas crianças. As professoras demonstraram dificuldades tanto em definir o que seriam dificuldades de aprendizagem como indicaram que a maior dificuldade no trabalho com essas crianças é que há a falta de uma equipe técnica especializada dentro da escola, que poderia estar fornecendo um apoio a essas crianças. Há ainda o fato de que as crianças com dificuldade de aprendizagem são encaminhadas para fora da escola para os CRAS, CREESE e CAPS e, no decorrer do processo, há a perda do contato pelas professoras com o trabalho que está sendo realizado, com estas tendo acesso somente a um relatório final. Por fim, as professoras sugerem que as escolas atendam essas crianças na própria instituição com uma equipe especializada formada por psicólogos, psicopedagogos e médicos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALAN_MAGNO_MATOS_ALMEIDA.pdf925,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.