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dc.contributor.authorBrito, Ariane de-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:54:02Z-
dc.date.available2017-09-27T13:54:02Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.citationBrito, Ariane de. Estresse parental e práticas socioeducativas parentais em pais/mães de filhos com e sem diabetes mellitus tipo 1. 2016. 117 f. Dissertação (Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6019-
dc.description.abstractThis dissertation consists of three studies related to the theme of parental stress. In Study 1, described the characteristics of national publications on stress due to parenting and/or parentchild relationship, indexed in two Brazilian electronic bases data (SciELO and PePSIC). The full text of eleven empirical articles were analyzed in terms of their methods (participants and instruments), objectives and main results. In Study 2, we conducted the cross-cultural adaptation and investigation of psychometric properties of the Parental Stress Scale (PSS) for Brazilian-Portuguese. Participants were 304 parents, distributed in the same proportion by gender (mothers and fathers). In Study 3, examined the associations between the level of parental stress and parental socio-educational practices in 135 fathers/mothers of children without chronic disease (control group) and with type 1 diabetes mellitus (T1DM; clinical group). Results from Study 1 provided an overview of the state of the art regarding parental stress in the national literature and highlight the need for further research in the area. Results from Study 2 presented an adapted version of PSS for Brazilian-Portuguese with adequate psychometric properties, as a measure of parental stress in parents of children in general. Results from Study 3 indicated associations between the level of parental stress and parenting practices, and lead to a discussion on the impact of the stressor "child’s chronic disease", specifically T1DM, the stress and parental practices. In the end, the results discussed assist in the creation of intervention strategies for fathers/mothers aimed at minimizing parental stress and child behavior problems and promote health via satisfactory family relationships.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectStress (Psicologia)por
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectDiabetespor
dc.subjectDiabetes em criançaspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectPais e filhospor
dc.subjectEstresse parentalpor
dc.subjectParentalidadepor
dc.subjectValidade do testepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1por
dc.subjectParental stresseng
dc.subjectParentingeng
dc.subjectTest validityeng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectType 1 diabetes mellituseng
dc.titleEstresse parental e práticas socioeducativas parentais em pais/mães de filhos com e sem diabetes mellitus tipo 1por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8085151626362526por
dc.contributor.advisor1Faro, André-
dc.description.resumoEsta dissertação é composta por três estudos relacionados à temática do estresse parental. No Estudo 1, descreveu-se as características de publicações nacionais sobre o estresse decorrente e/ou da relação pais-filho indexadas em duas bases de dados eletrônicas brasileiras (SciELO e PePSIC). Foram analisados 11 artigos empíricos na íntegra a partir de seus métodos (participantes e instrumentos), objetivos e principais resultados encontrados. No Estudo 2, foi realizada a adaptação e investigação de evidências de validade da Escala de Estresse Parental – EEPa (Parental Stress Scale – PSS) para o português brasileiro. Participaram 304 pais, distribuídos na mesma proporção por sexo (pais/mães). No Estudo 3, examinou-se as associações entre o nível de estresse parental e as práticas socioeducativas parentais em 135 pais/mães de filhos sem doença crônica (grupo controle) e com diabetes mellitus tipo 1 (DM1; grupo clínico). Os resultados do Estudo 1 forneceram um panorama do estado da arte em relação ao tema estresse parental na literatura nacional e evidenciam a necessidade de novos estudos na área. Os resultados do Estudo 2 apresentaram uma versão adaptada e com boas evidências de validade da EEPa em português brasileiro, como uma medida de estresse parental de pais e mães de crianças em geral. Os resultados do Estudo 3 indicaram associações entre o nível de estresse parental as práticas parentais, e levaram a discussões acerca do impacto do estressor “doença crônica do filho”, especificamente o DM1, no estresse e práticas parentais. Ao final, os resultados discutidos auxiliam na criação de estratégias de intervenção para pais/mães que visem minimizar o estresse parental e os problemas de comportamento infantil e promover saúde via relações familiares satisfatórias.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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