Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Aldo Rezende de-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:54:04Z-
dc.date.available2017-09-27T13:54:04Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationMelo, Aldo Rezende de. Psicodrama e seu dionisismo : percursos de uma clínica desviante. 2015. 87 f. Dissertação (Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6022-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyse the trajectory of cuts production practices and knowledge in Psychodrama, regarding the diversion of certain clinical traditions and conservative dramaturgies of the early twentieth century, through the invention of the concept of creaturgie. Thus, it analyzes the assertion of the political strength of the Theatre of Spontaneity and Psychodrama, both created by Jacob Levy Moreno, highlighting their practices in the exercise of a Dionysian ethos, questioning and disruptive. We pursue, from the analysis and theoretical stitching, inside of Psychodrama and theatrical and philosophical intercessors, trails that give lanes in addition to the cultural psychodrama preserves, in order to destabilize concepts and practices already grounded, crystallized and put this knowledge at the surface of life. Fertile hybrids, besides the interface between art and clinic, necessary for continued significant reinvention of the ways to care for and to practice the Theatre of Spontaneity. We see the possibility of alliances with theoretical authors of different theoretical productions, but they thought the clinical and theater in their deviant functions. Then we use the argument of Jacques Rancière on the " Emancipação do Espectador" ; the Deleuzian concept of " intercessors " and his notion of "minor theater " to put the psychodrama and theatrical thought moving; and Artaudian concept of " body without organs " operated by Deleuze , analyzing and questioning psychodramatic concepts in their aesthetic , political and ethical treatmenteng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectPsicodramapor
dc.subjectSociodramapor
dc.subjectTeatro gregopor
dc.subjectTeatro políticopor
dc.subjectEspontaneidadepor
dc.subjectDionísiopor
dc.subjectDionisismopor
dc.subjectIntercessorespor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectEspectadorpor
dc.subjectTeatro menorpor
dc.subjectPsychodramaeng
dc.subjectDionysismeng
dc.subjectIntercessorseng
dc.titlePsicodrama e seu dionisismo : percursos de uma clínica desviantepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0930637537933055por
dc.contributor.advisor1Melo, Liliana da Escóssia-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é analisar recortes da trajetória de produção de práticas e conhecimento no Psicodrama no que tange ao desvio de certas tradições clínicas e das dramaturgias conservadoras do início do século XX, através da fabricação do conceito de criaturgia. Assim, analisa-se a afirmação da força política do Teatro da Espontaneidade e do Psicodrama, ambos criados por Jacob Levi Moreno, destacando em suas práticas o exercício de um ethos dionisíaco, questionador e disrruptivo. Perseguimos, a partir da análise e costura teórica por dentro do psicodrama e de intercessores teatrais e filosóficos, trilhas que nos dessem pistas de um para além das conservas culturais psicodramáticas, no sentido de desestabilizar conceitos e práticas já alicerçados, cristalizados e colocar esses saberes na superfície da vida. Hibridismos férteis, além da interface arte-clínica, necessários para a contínua reinvenção significativa dos modos de cuidar e de praticar o teatro da espontaneidade. Veremos a possibilidade de alianças teóricas com autores de produções teóricas distintas, mas que pensaram a clínica e o teatro em suas funções desviantes. Usamos então a discussão de Jacques Rancière sobre a “emancipação do espectador”; o conceito deleuziano de “intercessores” e sua noção de “teatro menor”, para colocar o pensamento psicodramático e teatral em movimento; e o conceito artaudiano de “Corpo sem Órgãos” operado por Deleuze, analisando e problematizando conceitos psicodramáticos em sua estética, política e ética terapêutica.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologia Socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDO_REZENDE_MELO.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.