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dc.contributor.authorAlmeida, Andréa Carla Pereira dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T14:03:16Z-
dc.date.available2017-09-27T14:03:16Z-
dc.date.issued2013-12-20-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6227-
dc.description.abstractThis dissertation research object is the analysis of the expansion of undergraduate courses in Social Work in northeastern Brazil in times of neoliberal capitalism. With this, the objective was to understand and analyze the public policy of higher education and its effects on the expansion of courses in Social Work in northeastern Brazil and the neoliberal context. Specifically , we sought to identify in the National Higher Education aspects that contributed to the development of higher education in Brazil, and particularly in the Northeast region of the country; reflect on the wide university reform triggered by Lula´s government (2003-2010 ) in the mold of neoliberal capitalism and its influence on the increase of Institutions of Higher Education; analyze the data issued by official bodies responsible for disseminating information on Higher Education in Brazil and the course of Social Service in this country, particularly in the Northeast. This is an exploratory research outlined by literature and documents. Among the results can be noted that , in fact, was the expansion of higher education in Brazil as a whole, especially in Social Work courses both in classroom mode as the distance, in the Northeast . In 2001, Brazil had 183 public HEIs while in the same period, the number of private institutions was 1208. In 2012, the ratio was 284 to 2081 IES public private IES. In the period 2000-2012, the number of courses in Social Work authorized by the Ministry of Education, through the Federal Education Council, to operate nationwide increased from 88 to 694. In the Northeast, for this same period, the number of undergraduate courses in Social Work went from 14 to 170. Of this total, 89 courses work in classroom mode and 81 in distance mode.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectGraduação em Serviço Socialpor
dc.subjectHistória do ensino superiorpor
dc.subjectNordeste (Brasil)por
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSocial serviceeng
dc.titleA expansão dos cursos de graduação em serviço social no Nordeste brasileiro em tempo de capitalismo neoliberalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0802848237977357por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401214857813413por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Maria da Conceição Vasconcelospt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de dissertação tem por objeto de pesquisa a análise da expansão dos cursos de graduação em Serviço Social no nordeste brasileiro em tempos de capitalismo neoliberal. Com isto, objetivou-se entender e analisar a política pública de Educação Superior e seus reflexos na expansão dos cursos de Serviço Social no nordeste brasileiro e no contexto neoliberal. Especificamente, buscou-se identificar na Política Nacional de Educação Superior os aspectos que contribuíram para o desenvolvimento deste nível de ensino no Brasil e, em especial, na região Nordeste do país; refletir sobre a ampla reforma universitária desencadeada pelo governo Lula (2003-2010) nos moldes do capitalismo neoliberal e sua influência no aumento de Instituições de Ensino Superior; analisar os dados emitidos pelos órgãos oficiais responsáveis em divulgar as informações sobre a Educação Superior no Brasil e sobre o curso de Serviço Social neste país, designadamente na região Nordeste. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, delineada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados pode-se destacar que, de fato, ocorreu a expansão do Ensino Superior no Brasil como um todo, sobretudo nos cursos de Serviço Social, tanto na modalidade presencial quanto à distância, no Nordeste do país. No ano de 2001, o Brasil possuía 183 IES públicas enquanto que, no mesmo período, o número de IES privadas era de 1.208. Em 2012, a proporção foi de 284 IES públicas para 2081 IES privadas. No período de 2000 a 2012, o número de cursos de Serviço Social autorizados pelo Ministério da Educação, através do Conselho Federal de Educação, para funcionamento em todo território nacional passou de 88 para 694. Na região Nordeste, para este mesmo período, a quantidade de cursos de graduação em Serviço Social passou de 14 para 170. Deste total, 89 cursos funcionam na modalidade presencial e 81 na modalidade à distância.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
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