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dc.contributor.authorTeixeira, Augusto César Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T14:13:08Z-
dc.date.available2017-09-27T14:13:08Z-
dc.date.issued2014-04-01-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6286-
dc.description.abstractThis paper examines the strategies used by electoral candidates linked to the Church Assembly of God, the Municipality of Aracaju, in the election of 2012. Interpretive effort that sought to understand how this evangelical denomination structured their election campaigns. Thus, analyzes the relationship between evangelical pastors and vote, while canvassers. Focuses attention on the members who are chosen for candidacy for alderman; strategies and voting within the Church; strategies and the work of the vote outside the Church. The choice of the Assembly of God Church is due to the fact that having a longer foray into the political arena in Aracaju, dating from the 1980s. And among the findings highlight the evangelical candidate as a reality in Aracaju, despite these meld a set of strategies with old electoral religious practices, such welfarism. One notes also the importance of the candidate being a pastor and use social media (radio, television and internet) in winning votes, or even holding meetings and home visits to get closer to the electorate. It is in this environment that the woman plays an important role in winning voters.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEleiçõespor
dc.subjectCampanha eleitoralpor
dc.subjectIgreja e estadopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMarketing políticopor
dc.subjectEvangélicospor
dc.subjectAssembleia de Deuspor
dc.subjectCampaign literatureeng
dc.subjectChurch and stateeng
dc.subjectElectionseng
dc.subjectElectionseng
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.titleA Assembleia de Deus e a política aracajuana: análise da eleição de 2012por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8984826067609760por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9972970663921947por
dc.contributor.advisor1Andrade Júnior, Péricles Morais dept_BR
dc.description.resumoO presente texto analisa as estratégias eleitorais utilizadas por candidatos ligados à Igreja Assembleia de Deus, à Câmara Municipal de Aracaju, no pleito de 2012. Esforço interpretativo que procurou compreender como os evangélicos desta denominação religiosa estruturaram suas campanhas eleitorais. Assim, analisa a relação entre pastores evangélicos e o voto, enquanto cabos eleitorais. Foca a atenção sobre os membros que são escolhidos para a candidatura a vereador; as estratégias e o voto dentro da Igreja; as estratégias e o trabalho do voto fora da Igreja. A escolha da Igreja Assembleia de Deus deve-se ao fato dessa ter uma incursão mais longa no campo político em Aracaju, datando da década de 1980. E, entre as conclusões destaca-se a candidatura evangélica como uma realidade em Aracaju, apesar destes mesclarem um conjunto de estratégias religiosas com velhas práticas eleitorais, a exemplo do assistencialismo. Nota-se também a importância do candidato ser pastor e utilizarem as mídias sociais (rádio, televisão e internet) na conquista de votos, ou ainda, a realização de reuniões e visitas domiciliares para a aproximação com o eleitorado. É nesse ambiente que a mulher assume um papel importante na conquista de eleitores.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Sociologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

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