Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6310
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBezerra, Daniela Mourapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T14:13:17Z-
dc.date.available2017-09-27T14:13:17Z-
dc.date.issued2011-09-30-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6310-
dc.description.abstractWe propose to study in a general way the presence of the musical gender choro (Brazilian musical gender) in the city Aracaju, in Sergipe, Brazil. It inquire which principles give legitimacy to the groups of choro existing in Sergipe s capital, and how the search for legitimacy influences the social relations constructed inside of what we denominated Aracaju s circuit of choro. This term is used as a reference to a common expression among the groups of choro of this city. It is also used as an analyses category which describes the ways of use of an urban space which give support to one determined practice and a observable existence. This circuit is composed by seven choro group that are distributed in distinguished neighborhoods of the city. The concept defended in this dissertation is that Aracaju s choro circuit is fragmented and disputed by the different groups that are part of it, in the search of prestige positions to be occupied by them. These disputes generate the establishment of rivalries which mainly occur between the older and the younger groups, and the construction of solidarity nets as a strategy of being insert on choro context in Sergipe. This paper is structured in three chapters. The first chapter proposes to present the existing representations about this gender and how it has been used as a justification to elaborate projects that incentives its practice and as a motive to explain the option of playing it. In the second chapter is presented the circuit and the relations established in its inner, it is, the practices of solidarity and rivalry. The last chapter analyzes the principles activated to the legitimization of choro groups and the identity rhetoric of being chorão (the musician that plays choro) in Aracaju.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectChoropor
dc.subjectPrincípios de legitimidadepor
dc.subjectRivalidadepor
dc.subjectRedes de solidariedadepor
dc.subjectChoroeng
dc.subjectPrinciples of legitimizationeng
dc.subjectRivalryeng
dc.subjectSolidarity netseng
dc.title"Puxo o cavaquinho pra cantar de galo" : conflito e solidariedade no circuito do choro de Aracajupor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7229624695441348por
dc.contributor.advisor1Marcon, Frank Niltonpt_BR
dc.description.resumoPropomos estudar, de maneira geral, a presença do gênero musical choro na cidade de Aracaju -SE. Procuramos identificar quais são os princípios que dão legitimidade aos grupos choro existentes na capital sergipana, e como essa busca por legitimidade influencia nas relações sociais construídas no interior do que foi chamado de circuito aracajuano de choro, um termo usado tanto como referência a uma expressão comum aos grupos de choro da cidade, quanto como uma categoria de análise que descreve as formas de uso do espaço urbano que acabam por dar sustento de uma determinada prática, possuindo, desta forma, uma existência observável. Compõe o referido circuito sete grupos de choro, distribuídos em bairros distintos da cidade. A ideia defendida no trabalho foi a de que o circuito do choro de Aracaju encontra-se fragmentado e é disputado pelos diferentes grupos que o compõe, na busca por posições de prestígio a ser ocupadas no mesmo. Tais disputas levam ao estabelecimento de rivalidades, ocorridas principalmente entre os grupos mais antigos e os mais recentes e à construção de redes de solidariedade como uma das estratégias de inserção no contexto do choro de Sergipe. Primeiro, propomos apresentar as representações existentes a respeito desde gênero musical e como estas têm sido usadas como justificativas para elaboração de projetos de incentivo a sua pratica e ate mesmo como motivo da opção por tocá-lo. Segundo, apresentamos o circuito e as relações que se estabelecem em seu interior, a saber, as práticas solidariedade e rivalidades. Por último, analisamos os princípios ativados para a legitimação dos grupos de choro e as retóricas identitárias do ser chorão em Aracaju.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Sociologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DANIELA_MOURA_BEZERRA.pdf2,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.