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dc.contributor.authorTorres, Díjna Andradept_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T14:13:18Z-
dc.date.available2017-09-27T14:13:18Z-
dc.date.issued2012-06-21-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6312-
dc.description.abstractComposed by approximately one hundred sons of Saint, the terreiro Santa Bárbara Virgem, located in the city of Laranjeiras, in the state of Sergipe, Brazil, was founded for over a century by africans brought from Benin, Nigeria and Togo, to work as slaves in the cultivation of sugar cane in this region. The two first leaders or Beg (designation for father of Saint) were men and since the death of Ti Herculano (last Beg of the Brotherhood), the terreiro has become led only by women, the Lôxas (designation for mother of Saint). From this perspective, it s important to draft the importance of women in a terreiro Nagô, that draws the attention for the accomplishment of a study that approach more deeply the role of women as a religious and family leader, and an analysis of the constitution of this leadership as a supporter of a secular tradition. The role of women and female leadership in the house is also linked to what the family of Saint members calls as purity. The Brotherhood Nagô calls itself the only pure of Brazil, because they keep the african heritage in the same way it was brought until nowadays. The objective of this study is to analyze the purity as na element that legitimizes the role of women as leaders of this community, as well as legitimizes the Brotherhood as the guardian of a tradition brought from their african ancestors, and to analyze gender and kinship relations that constitute and maintain the roles of female leadership of the Brotherhood. For this purpose, field research was conducted, open interviews with the Lôxa Bárbara Cristina dos Santos, the Mãe Pequena, Dona Ciza, the Patrão, José Maria de Jesus, and others members of the family of Saint members, in order to observe and analyze the ritualistic routine of the Brotherhood and how the hole of women and the utilization of the purity as one of the elements that legitimize the importance of women in this religion is set.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNagôpor
dc.subjectLiderança femininapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectParentescopor
dc.subjectNagôeng
dc.subjectFemale leadershipeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectKinshipeng
dc.titleMulher Nagô : liderança feminina e as relações de gênero e parentesco no terreiro Santa Bárbara Virgem, em Laranjeiraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6258019093260458por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5695892590451822por
dc.contributor.advisor1Sogbossi, Hippolyte Bricept_BR
dc.description.resumoConstituído por aproximadamente cem filhos de santos, o terreiro Santa Bárbara Virgem, localizado no município de Laranjeiras, no estado de Sergipe, Brasil, foi fundado há mais de um século por africanos trazidos do Benin, Nigéria, e Togo, para trabalhar como escravos no cultivo de cana de açúcar nesta região. Os dois primeiros líderes ou Beg (denominação para pai de santo) do terreiro eram homens, e desde o falecimento de Ti Herculano (último Beg desta irmandade), o terreiro passou a ser liderado somente por mulheres, as Lôxas (denominação para mãe de santo). A partir disso, é importante destacar a perspectiva da importância da mulher em um terreiro Nagô, que chama a atenção para a realização de um estudo que aborde de maneira mais aprofundada o papel da mulher enquanto líder religiosa e familiar, além da análise da constituição desta liderança enquanto mantenedora de uma tradição secular. O papel da mulher e da liderança feminina na casa está vinculado também ao que os integrantes da família de santo denominam como pureza. A irmandade Nagô se autodenomina a única pura do Brasil, por manter as raízes africanas da mesma forma que foram trazidas até a atualidade. O objetivo deste trabalho é o de analisar a pureza como elemento que legitima o papel da mulher enquanto líder de terreiro, assim como legitima a Irmandade como guardiã de uma tradição trazida dos seus ancestrais africanos, e analisar as relações de gênero e parentesco que constituem e mantém os papeis de liderança feminina da Irmandade. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, entrevistas abertas com a Lôxa Bárbara Cristina dos Santos, a Mãe pequena, Dona Ciza, o Patrão, José Maria de Jesus , entre outros integrantes da família de santo, com o intuito de observar e analisar a rotina ritualística da Irmandade e como se configura o papel da mulher e a utilização da pureza como um dos elementos que legitimam a importância da mulher nesta religião.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Sociologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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