Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAquino, Raphael de Jesus Lisboa-
dc.date.accessioned2017-09-27T18:09:07Z-
dc.date.available2017-09-27T18:09:07Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.citationAQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6408-
dc.description.abstractThe gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectCinemáticapor
dc.subjectFísica -- Programaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectLaboratórios de físicapor
dc.subjectSensorespor
dc.subjectProgramação físicapor
dc.subjectThematic teachingeng
dc.subjectKinematicseng
dc.subjectSensorseng
dc.subjectPhysical programmingpor
dc.titleDetecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduinopor
dc.title.alternativeDetection and analysis of daily movements via Arduino interfaceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Macêdo, Marcelo Andrade-
dc.description.resumoÉ perceptível a distância existente entre tecnologias produzidas pela ciência e o ensino de física na educação básica. A plataforma Arduino de programação física tem grande potencial para aplicações didáticas, artísticas e comerciais, constituindo uma boa ferramenta de inclusão tecnológica, conhecimentos técnicos e revisão metodológica no ensino médio. O uso de equipamentos laboratoriais no ensino de ciência é meta frequente entre educadores. O presente trabalho ensina professores a montar um equipamento de aquisição de dados para alguns movimentos cotidianos ainda que rápidos, tais como quedas livre, ou movimentos veiculares ou pendulares. Em relação a outras alternativas, este equipamento é vantajoso em quesitos como portabilidade, custo e adaptabilidade a outros projetos didáticos. A aplicação da proposta em uma turma de instrumentação para o ensino de física e em duas turmas do 1º ano do ensino médio demonstrou aproximar Física e tecnologia, fomentar interesse em programação física e melhorar a contextualização da cinemática com outros ramos da atividade humana aumentando as chances de uma aprendizagem significativa.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Físicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.