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dc.contributor.authorNascimento, Bergson Alves do-
dc.date.accessioned2017-09-27T18:09:07Z-
dc.date.available2017-09-27T18:09:07Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Bergson Alves do. Sequência didática para ensino e aprendizagem do conceito de força numa abordagem histórica. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6409-
dc.description.abstractThis study had the main objective to analyze the tools that assist in the teaching and learning strength on the concept of force in physics high school. The specific objectives were: from historical accounts of the development of science in Aristotle, Descartes, Leibniz and Newton, discussing its links with the study of physics; and propose a set didactic sequence from a social interaction; and point out the different understandings of the concept of force. In order to achieve the proposed objectives, this work had as methodological procedures using the descriptive research, conducting a survey with qualitative approach. This study participated sixteen students of a 1st High School series of a private school in Aracaju, divided into four groups. The research consisted of initially applying a questionnaire to make an assessment of the students' knowledge on the subject and present the different concepts of force in view of Aristotle, Descartes, Leibniz and Newton. Subsequent to this action, met the four groups and each addressed and presented a different concept of force being applied again the questionnaire to identify the development of student learning after the completion of this interaction. The results obtained in carrying out this work show that, when using the teaching sequence with social interaction to explain physics concepts to high school students, it is observed a marked improvement in understanding of the concept of force, which often It appears as difficult to understand at first. Thus, the realization of sequence with social interaction promotes the participation of students of intensive and systematic way in the presentation of the physics content involving historical accounts also promoting a more efficient learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectForça (Mecânica)por
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectHistória da físicapor
dc.subjectConceito de forçapor
dc.subjectForce concepteng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectHistory of physicseng
dc.titleSequência didática para ensino e aprendizagem do conceito de força numa abordagem históricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491744120695111por
dc.contributor.advisor1Souza, Divanizia do Nascimento-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo geral analisar as ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do conceito de força na física do ensino médio, e como objetivos específicos, a partir de relatos históricos do desenvolvimento da ciência em Aristóteles, Descartes, Leibniz e Newton: discutir as suas ligações com o estudo da física; e propor uma sequência didática definida a partir de uma interação social; e salientar os diferentes entendimentos acerca do conceito de força. Com a intenção de alcançar os objetivos propostos, este trabalho teve como procedimentos metodológicos a utilização da pesquisa descritiva, realizando um levantamento com abordagem qualitativa, tendo como participantes da pesquisa dezesseis alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Aracaju, distribuídos em quatro grupos. A pesquisa consistiu em, inicialmente, aplicar um questionário para fazer uma avaliação sobre o conhecimento dos alunos acerca do tema e apresentar os diferentes conceitos de força na visão de Aristóteles, Descartes, Leibniz e Newton. Posterior a essa ação, reuniu-se os quatro grupos e cada um abordou e apresentou um conceito diferente sobre força, sendo novamente aplicado o questionário para identificar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos após a realização dessa interação. Os resultados obtidos com a realização desse trabalho mostram que, ao se utilizar a sequência didática com interação social para explicar conceitos de física aos alunos do ensino médio, observou-se uma acentuada melhoria de compreensão sobre o conceito de força, que, muitas vezes, se apresenta como de difícil entendimento à primeira vista. Assim, percebeu-se com a realização deste trabalho que promover a sequência com interação social promove a participação dos alunos de maneira intensa e sistemática na apresentação dos conteúdos da física envolvendo relatos históricos, promovendo também um aprendizado mais eficiente.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Físicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

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