Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6479
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVenceslau, Allisson Wesley do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:46:12Z-
dc.date.available2017-09-27T19:46:12Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationVenceslau, Allisson Wesley do Nascimento. Curvas parametrizadas, ciclóides, experimentos e aplicações. 2015. 55 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6479-
dc.description.abstractThis work aims at presenting methodological referrals able to make mathematics teaching more enjoyable and interactive. In this sense, the work that will be developed here will address the study of some special curves like the Agnesi Curve, the Epicycloid, the Hypocycloid and will focus in greater depth the study of Cycloid addressing its main properties with an emphasis on Tautochrone and Brachistochrone. All work performed in this study shows that mathematics can play an important role in the classroom, helping to develop the learning of other disciplines thanks to allied experimental practices to the development of interdisciplinary content. In the literature there is much talk on interdisciplinarity, but most texts do not show how it can be done, that is, little is done really. This paper describes the content and shows how to perform integrative activities that will improve the teaching of other sciences and allows students to develop other skills (in addition to mathematical reasoning). This work does not end here, it is the rst step to other studies that improve the teaching of mathematics, especially geometry. Introduce the content so that the curiosity of the student is instigated is a big step in the teaching of this discipline. This is the objective of this work, arouse the curiosity of those involved through experimental practices without so little put aside theoretical part.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurva de Agnesipor
dc.subjectEpiciclóidepor
dc.subjectHipociclóidepor
dc.subjectCiclóidepor
dc.subjectTautócronapor
dc.subjectBraquistócronapor
dc.subjectAgnesi Curveeng
dc.subjectEpicycloideng
dc.subjectHypocycloideng
dc.subjectCycloideng
dc.subjectTautochroneeng
dc.subjectBrachistochroneeng
dc.titleCurvas parametrizadas, ciclóides, experimentos e aplicaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313024552611156por
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Lopes da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar encaminhamentos metodológicos capazes de tornar o ensino da matemática mais prazeroso e interativo. Neste sentido o trabalho que será desenvolvido aqui abordará o estudo de algumas curvas especiais como a Curva de Agnesi, a Epiciclóide, a Hipociclóide e destacará com maior profundidade o estudo da Ciclóide abordando a suas principais propriedades com ênfase na Tautócrona e Braquistócrona. Todo trabalho realizado neste estudo mostra que a matemática pode assumir um papel importante na sala de aula, ajudando a desenvolver a aprendizagem de outras disciplinas graças às práticas experimentais aliadas ao desenvolvimento de conteúdos interdisciplinares. Na literatura fala-se muito em interdisciplinaridade, más na maioria dos textos não se mostra como é possível fazê-la, ou seja, pouco se faz realmente. Este trabalho descreve o conteúdo e mostra como realizar atividades integradoras que venham a melhorar o ensino de outras ciências e permite desenvolver outras habilidades (além do raciocínio matemático) no aluno. Este trabalho não se encerra aqui, ele é o primeiro passo para outros estudos que melhorem o ensino da matemática, em particular da geometria. Introduzir o conteúdo de forma que a curiosidade do aluno seja instigada já é um grande passo no ensino dessa disciplina. É este o objetivo deste trabalho, despertar a curiosidade dos envolvidos através das práticas experimentais sem tão pouco deixar de lado a parte teórica.por
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALLISSON_WESLEY_N_VENCESLAU.pdf9,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.