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dc.contributor.authorSantos, Dayane Silva dos-
dc.date.accessioned2017-09-27T19:46:14Z-
dc.date.available2017-09-27T19:46:14Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationSantos, Dayane Silva dos. Uso da criptografia como motivação para o ensino básico de matemática. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6484-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present a context in which mathematics can be glimpsed in a more attractive and dynamic way. For this, succinct but regular knowledge will be presented to the basic understanding of cryptography. We will cite examples of gures and how some of them work, in addition to some de nitions, theorems and demonstrations on topics such as divisibility, congruence, functions and arrays. Finally, we will make suggestions of a set of activities that provide the interconnection of mathematical and daily knowledge of the student, since this combination is an attractive factor for a better assimilation of content. However, the teacher has the insight to make choices and to judge what he thinks it's most interesting.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectCriptografiapor
dc.subjectCongruênciaspor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectMatrizespor
dc.subjectEncryptioneng
dc.subjectDivisibilityeng
dc.subjectCongruenceseng
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectMatrixeng
dc.titleUso da criptografia como motivação para o ensino básico de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4847871143099524por
dc.contributor.advisor1Souza, Éder Mateus de-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar um contexto no qual a matemática pode ser vislumbrada de forma mais atrativa e dinâmica. Para isso, serão apresentados conhecimentos sucintos, mas regulares, para a compreensão básica da criptografia. Citaremos exemplos de cifras e de como funcionam algumas delas, mostraremos algumas definições, teoremas e demonstrações sobre assuntos, tais como, divisibilidade, congruência, funções e matrizes. Por fim, faremos sugestões de um conjunto de atividades que proporcionam a interligação de conhecimento matemático e conhecimento diário do aluno, visto que essa combinação é um fator atrativo para melhor assimilação do conteúdo. No entanto, o professor tem o discernimento para realizar escolhas e julgar o que achar mais interessante.por
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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